Qual foi o primeiro erro de Davi?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho - RecordTV - R7 Rei Davi.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

E, como Davi falou que o ladrão da cordeira deveria pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes: Tirou a vida de Urias, e pagou com a vida de quatro de seus filhos.

A gravidade dos pecados de Davi foi aumentada porque ele era muito amado pelo Senhor e tinha sido muito abençoado. Ele era “um homem segundo o coração [do Senhor]” (ver I Samuel 13:14), e receberia qualquer pedido justo que fizesse ao Senhor (ver II Samuel 12:8).

Davi quando reconheceu diante do Senhor seu pecado (Versículo. 13), o Senhor o perdoou. Davi achava que seu pecado não seria descoberto, mas o Senhor enviou seu profeta para denunciá-lo. É interessante notarmos a reação de Davi que de imediato reconhece seu erro, ele não procura desculpas para contornar a situação.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23.

Davi foge para Aquis, em Gate — Ele mora entre os filisteus por dezesseis meses.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida.

Mas Davi humilhou-se e confessou seu pecado, ao passo que Saul desprezou a reprovação, e endureceu o coração na impenitência. Esse período da história de Davi está repleto de significação para o pecador arrependido.

19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. 20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupa, e entrou na casa do Senhor, e adorou.

Davi quebrou quase metade dos 10 mandamentos quando escolheu pecar com Bate-Seba e matar Urias. Todos podemos concordar que o que ele fez foi ruim, brutalmente ruim. Mas, a história não terminou aí.

Davi, mesmo depois que se torna rei, busca viver sua vida como Deus queria e, quando ele falhou, foi sincero quanto ao seu erro, não culpando ninguém, se arrependendo amargamente por ele, e foi perdoado. Na maioria das vezes, a vontade de Deus é contra a nossa.