Qual foi o primeiro documento criado no Brasil?

Perguntado por: eescobar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Conhecido como o primeiro documento oficial escrito sobre o Brasil, depois da chegada dos portugueses às terras aqui encontradas, o texto de Caminha é considerado por outros como "a primeira crônica de viagem".

A carta de Pero Vaz de Caminha foi levada ao conhecimento do então Rei de Portugal, D. Manuel I, por meio do navio de Gaspar Lemos, que deixou o “Brasil” em 2 de maio rumo a Lisboa.

A Carta de Caminha, por exemplo, representa a certidão de nascimento da História brasileira, assim como da Literatura. Por meio desse documento, é possível, nos dia de hoje, saber um pouco sobre como se deu o primeiro contato entre nati- vos e europeus.

Arqueólogos israelenses disseram ter encontrado o documento escrito mais antigo de que se tem registro no mundo. O pequeno fragmento de barro data do século 14 A.C. O fragmento, encontrado em Jerusalém, tem cerca de 2,8 centímetros de diâmetro e grossura de um centímetro.

Constituição

Constituição é a norma mais importante do País.

certidão de nascimento

Apesar disso, é recomendado registrar o bebê nos primeiros dias de vida. Até porque, legalmente, qualquer pessoa só existe depois de ser registrada. A certidão de nascimento é o primeiro documento do seu filho. Após tê-la em mãos, é possível tirar o RG da criança e o CPF.

Considerada a “certidão de nascimento” do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha está guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa (Portugal). O documento está conservado a sete chaves em um cofre e só fica exposto ao público em ocasiões especiais.

papiro

Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.

Pedro Álvares Cabral

Resumo sobre o descobrimento do Brasil
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Por que Brasil? O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.

22 de abril

Ouça o texto abaixo! O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “dia do descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral.

CPF passa a ser o principal documento no Brasil; entenda o que | Geral.

O registro de documentos tem origem com a própria invenção da escrita. Na Pré-História, a formalização de negociações – incluindo casamentos e divisões de heranças – era feita com uma festa que celebrava o “contrato”.

Caminha descreve os nativos: “eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas”. Mas estavam armados: “nas mãos traziam arcos com suas setas”. Segue uma troca de objetos, o que já revela estranhamento mútuo.

No início, ao começar a ser emitido, o documento se chamava Registro Civil. Os RGs além de conterem nome e filiação, traziam informações sobre endereço da pessoa, profissão, impressões digitais e detalhes físicos, como marcas particulares, cicatrizes e tatuagens.

A primeira escritura pública registrada em um livro foi uma compra e venda que está descrita na Bíblia no livro de Gênesis, capitulo 23. No relato bíblico, Abraão compra o campo de Macpela, na terra de Canaã, para sepultar sua esposa Sara.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta os direitos básicos de toda a população mundial. A Declaração Universal dos Direitos Humanos busca assegurar direitos básicos para a população.

Que o CPF (cadastro de pessoa física) é um documento importante já falamos aqui várias vezes. O documento, gerado pela Receita Federal, serve a princípio para identificação de seus contribuintes no Imposto de Renda. Hoje é mais usado do que o próprio documento de identificação, o RG.