Qual foi o primeiro contato do homem com a química?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Pré-história. O fogo foi a 1ª ocorrência da natureza em que o homem pré-histórico teve contato com a reação química.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

A tabela periódica é fundamental para todo químico. Foi a forma mais eficiente de agrupar os elementos químicos conhecidos, trazendo diversas informações importantes sobre os elementos, como a massa atômica e o número atômico.

Provavelmente, a primeira reação química do qual a humanidade obteve controle foi a combustão da matéria. Lentamente outros processos de transformação da matéria como a metalurgia e a produção de alimentos como vinhos e queijos foi aprimorado ainda que de modo rudimentar.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

Antonie Laurent Lavoisier

Antonie Laurent Lavoisier foi um cientista francês, que ficou conhecido como “O Pai da Química”, nasceu em 26 de agosto de 1743, na capital francesa, Paris.

Podemos dizer que Robert Boyle e Antoine Laurent Lavoisier foram primordiais para a consolidação e transição da Química para o patamar de Ciência.

A teoria da evolução química diz que o primeiro ser vivo surgiu por meio do arranjo químico de moléculas simples, aliado a condições ambientais favoráveis. A partir disso, essas moléculas foram se organizando até dar origem a estruturas metabólicas com a capacidade de autoduplicação.

No dia do químico, conheça alguns dos maiores da História

  • PARACELSO (1493- 1541)
  • JAN BAPTIST VAN HELMONT (1579- 1644)
  • ROBERT BOYLE (1627-1691)
  • GEORG ERNST STAHL (1659-1734)
  • ANTOINE LAVOISIER (1743-1794)
  • JOHN DALTON (1766-1844)
  • DIMITRI MENDELEEV (1834-1907)

As contribuições de Vicente Coelho de Seabra Silva Telles (1764-1804), o primeiro químico moderno brasileiro, são tema de um capítulo, que se refere inicialmente à sua primeira obra, Dissertação sobre a fermentação (1787).

Antoine Laurent Lavoisier

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e, por isso, foi bem educado.

Dmitri Mendeleev foi um importante químico que desenvolveu estudos sobre as propriedades dos elementos e suas massas atômicas. O químico de origem russa, Dmitri Mendeleev (1834-1907), tornou-se um dos maiores gênios da história.

A função da química na preservação da saúde, nas aplicações em higiene, limpeza, tratamento de água, preservação de ambientes, na produção e conservação de alimentos, entre outros exemplos, assim como na medicina, em soluções para garantir maior tempo e qualidade de vida para as pessoas também serão temas do evento.

O fogo surge do processo de rápida oxidação de um material combustível, liberando luz, calor e os produtos da reação, como dióxido de carbono e água.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

1783

Onze anos mais tarde, em 1783, Lavoisier descobriu que a água é uma substância formada por dois elementos: hidrogênio e oxigênio. Na época, a água era tida como uma substância simples, ou seja, impossível de se decompor.

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.

  • Oxigênio
  • Silício