Qual foi o primeiro combustível utilizado na geladeira?

Perguntado por: ealencastro4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O primeiro refrigerador utilizável foi contruído pelo engenheiro americano Jacob Perkins, em 1834, e utilizava como substância refrigerante o dióxido sulfúrico que ferve e se condensa a temperaturas abaixo de zero.

O primeiro refrigerador voltado para o funcionamento doméstico só apareceu em 1913 e foi batizado DOMELRE (DOMestic ELectric REfrigerator). Outro que se tornou muito popular foi o General Electric “Monitor-Top”, que apareceu em 1927. Esses dois modelos iniciais foram fabricados e vendidos nos EUA.

Os primeiros refrigeradores para uso doméstico foram criados na década de 1910. Como a humanidade conseguiu chegar até o século 20 sem geladeiras em casa?

Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos.

Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais. Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador.

A história da geladeira que conhecemos hoje é longa e tem muitos personagens. No ano de 1748, na Universidade de Glasgow, o britânico Willian Cullen tornou-se o primeiro cientista a demonstrar um sistema de refrigeração artificial, mas nunca elaborou um plano para que fosse usado de maneira prática.

O gás freon 12 é o responsável pela produção de frio nos congeladores, ele circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). Além de ser usado como agente refrigerante, o gás freon é empregado como propulsor de aerossóis (sprays propelentes).

Nos anos 1920, aparecem as geladeiras a querosene, que continuam a ser usadas onde não há eletricidade. Até mesmo Einstein idealizou, em 1930, um modelo que se valia da pressão de gases e não consumia energia. Mas o grande porém na vida da geladeira sempre esteve relacionado aos gases que empregavam.

O transporte marítimo era o meio de transporte mais comum para o comércio de gelo e os blocos eram carregados rapidamente para evitar que o gelo derretesse, mas uma carga média levava dois dias para carregar. Normalmente, o gelo era bem embalado com serragem e o porão do navio selado para evitar a entrada de ar quente.

Em 1805, o inventor americano Oliver Evans projetou uma máquina de refrigeração que usava vapor em vez de líquido para refrescar os alimentos. O conceito foi usado em 1844, quando John Gorrie, um médico americano, usou o projeto para produzir gelo destinado a resfriar o ar para pacientes com febre amarela.

Frederick McKinley Jones não sabia, mas um dia se tornaria um prolífico inventor. Em 1938, trabalhava como engenheiro de som quando um amigo de seu chefe, proprietário de uma frota de caminhões, reclamou das dificuldades de se transportar produtos perecíveis por terra.

O evaporador está localizado dentro do refrigerador, sendo a parte que faz com que os itens no refrigerador fiquem frios. Conforme o refrigerante passa de líquido para gás através da evaporação, ele resfria a área em seu entorno, produzindo o ambiente adequado para armazenar alimentos.

Evolução das técnicas de conservação de alimentos
Já na Idade Antiga, foram utilizadas conservas de vinagre e sal, além da defumação e do uso de aditivos, como sal e nitrato, por exemplo, para a conservação da carne.

O ambiente fresco, com baixo teor de oxigênio e altamente ácido era perfeito para conservar alimentos perecíveis. No norte da Europa, civilizações antigas colocavam comida no pântano para preservá-la.

No Brasil, a primeira instalação de refrigeração de que se tem notícia é o Frigorífico Renner, fundado no município gaúcho de Montenegro por Jacob Renner, em 1912. No início do século XX surgiram as primeiras geladeiras - apenas um recipiente de madeira isolado por placas de cortiça, onde eram colocados blocos de gelo.

Matéria-prima é a substância com a qual se fabrica os mais variados bens. É um produto natural ou transformado usado como base no processo produtivo das indústrias.

É tudo aquilo que é usado no processo de produção, agregando ou não ao que está sendo produzido. Podemos dizer que toda a matéria prima é um tipo de insumo. Equipamentos, máquinas ou ativos imobilizados também podem ser considerados insumos, desde que eles sejam utilizados pelo processo produtivo.

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.

A Brastemp lançou em 1983 o sistema Frost Free que dispensa o degelo de aparelho.

A geladeira é um dispositivo comum em nossas residências. A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo. O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura.