Qual foi o primeiro áudio do mundo?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Trata-se de uma gravação de 8 de abril de 1860, feita com fonoautógrafo. Esta é a primeira versão apresentada ao público, com o que parecia ser a voz de uma garota cantando a canção "Au clair de la lune".

Os discos, na época, eram feitos de cera de carnaúba e reproduzidos em gramofones que funcionavam a corda. O disco foi lançado comercialmente pela Casa Edison do Rio de Janeiro, do empresário Fred Figner, que depois viria a criar a famosa gravadora Odeon.

Au Clair de la Lune

A primeira gravação de som registrada é da canção folclórica francesa "Au Clair de la Lune", de 1860, e foi encontrada em 2008 em um arquivo em Paris.

1860

A primeira música gravada
Partindo para um conceito mais moderno, a primeira música que foi gravada é a obra Au clair de la lune, música francesa de 1860. São apenas 10 segundos registrados de uma voz feminina captada em um aparelho chamado de fonoautógrafo.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

Xisto de Paula Bahia (Salvador, 6 de agosto de 1841 – Caxambu, 30 de outubro de 1894) foi um ator, cantor e compositor brasileiro. Xisto foi também o compositor da primeira música gravada no Brasil: o lundu "Isto é bom". Xisto Bahia (por Bento Barboza, publicado em Revista Theatral, n. 22, 1894).

James Russell

No Brasil, o disco de vinil foi lançado comercialmente em 1951, mas só começou a suplantar o disco de 78 rotações em 1964, e dominou o mercado até 1996. A queda nas vendas dos chamados LPs começou de forma crescente, com o lançamento do Compact Disc, o CD, em 1984.

Trata-se de uma gravação feita por Louis Le Prince em Outubro de 1888. Chamado “Roundhay Garden Scene” (algo como “cena no jardim de Roundhay”), o vídeo não mostra muito além do que já é entregue no próprio título: é só… uma cena num jardim, mesmo.

O conceito de fonograma surgiu do fonógrafo. Ele foi o primeiro aparelho funcional capaz de gravar e reproduzir um som registrado na hora, de maneira totalmente mecânica. No começo, era possível utilizar o equipamento para apenas três ou quatro gravações, pois o mesmo se deteriorava.

anos 1980

Evolução do som estéreo
Esse sistema, que surgiu nos anos 1980, se popularizou nos cinemas ao preencher o espaço de 360 graus das salas de exibição. De lá pra cá, a tecnologia evoluiu tanto que é bastante acessível obter um sistema 5.1 para o conforto da sua casa.

Despacito

Despacito é a música mais famosa do mundo. Hit de Luis Fonsi atingiu a marca de 4 bilhões de visualizações.

O Hino Hurrita nº 6 é a música mais antiga do mundo, uma ode à deusa Nikkal, achada em Ugarit, na Mesopotâmia. Foi composta no período final desta civilização, 3.400 anos atrás e é de fato a música mais antiga sobre a qual sabemos o suficiente para fazer sua reconstrução sonora.