Qual foi o primeiro animal a ser domesticado?

Perguntado por: aluz6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O cachorro

O cachorro foi o primeiro animal domesticado, e o único antes do surgimento das primeiras plantas de cultivo e o aparecimento dos assentamentos agrícolas que iniciaram o Neolítico. Alguns estudiosos chegaram a afirmar que os primeiros cachorros foram domesticados a partir do lobo há 30.000 anos, em pleno Paleolítico.

O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos.

Os indícios arqueológicos apontam que os primeiros sinais de domesticação são da era glacial, cerca de 500 mil anos atrás. Nossos ancestrais provavelmente se aproximaram dos lobos da época porque eles poderiam ser úteis nas caçadas, algo que contribuía para a sobrevivência das duas espécies.

Como aconteceu a domesticação dos gatos? Anteriormente, acreditava-se que a domesticação de animais havia sido feita pelos egípcios, há aproximadamente 3.600 anos. Contudo, descobertas recentes sugerem que a relação entre o homem e os bichanos começou bem antes. O relato mais antigo é de mais de 10 mil anos atrás.

A origem do gato doméstico se deu pela aproximação dos próprios animais silvestres dos humanos. Tudo isso porque esses felinos começaram a ver que havia uma grande quantidade de roedores perto das casas. Atraídos pela alimentação abundante, alguns tipos de gatos selvagens passaram a ir em busca desses alimentos.

o cachorro

Acredita-se que o cachorro seja o primeiro animal domesticado.

Os cães surgiram pela primeira vez há cerca de 15 mil anos, muito antes do advento da agricultura, e representam o mais antigo animal doméstico que conhecemos.

dodô

De acordo com a Live Science, não há como determinar qual foi exatamente o primeiro animal a ser extinto da Terra. Até recentemente, antes dos estudos mais aprofundados sobre a ação dos seres humanos sobre a megafauna, o dodô era considerado o primeiro animal extinto por nós, o que é um equívoco.

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

O fóssil mais antigo de um cão doméstico (Canis lupus familiaris) é uma mandíbula (osso que forma o queixo) de 14.700 milhões de anos de idade, achada na Alemanha – o que nos mostra que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos!

Embora a somatória para se saber quantos cães há no mundo não seja simples, alguns peritos afirmaram que o número beira os 500 milhões.

Em 2018, no entanto, uma pesquisa da Universidade Stony Brook, dos Estados Unidos, afirmou que todos os cães vêm de um único grupo de lobos, domesticados na Europa entre 40 mil e 20 mil anos atrás. A conclusão baseou-se no DNA dos ossos de três cachorros, desenterrados na Alemanha.

Desde então, o cão é o melhor amigo do homem. Acredita-se que os cães evoluíram a partir dos lobos. Isso porque, antigamente, quando humanos e animais ainda disputavam o mesmo espaço e lutavam para conseguir comida, alguns lobos perceberam que conseguiam se alimentar melhor se os homens estivessem por perto.

4.200 anos

Agora, a evidência de um novo estudo usando análise de DNA sugere que os cavalos foram domesticados pela primeira vez há 4.200 anos nas estepes da região do Mar Negro, parte da Rússia moderna, antes de se espalharem pela Ásia e Europa nos séculos que se seguiram.

- O tigre, o felino de maior tamanho do mundo, compartilha 95,6% de seu genoma com o gato doméstico, do qual se diferenciou há aproximadamente 10,8 milhões de anos, revela um pioneiro estudo publicado na revista 'Nature Communications'.

De acordo com a pesquisa, os cães tiveram origem no sudeste da Ásia, há 33 mil anos. A partir dessa data, começaram a migrar para outros lugares do planeta. Um novo estudo genético, publicado nesta terça-feira (15) na revista científica Cell Research, desvendou a história da migração dos cães domésticos pelo mundo.

ligre

O ligre é um híbrido, uma mistura de leão e tigre, que resultou no maior felino do mundo. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.

As habilidades dos felinos foram essenciais para a sobrevivência e, segundo os pesquisadores, a superioridade deles. O estudo afirma que, enquanto os cachorros costumam ser mais fortes, os gatos, além de terem garras, são melhores estrategistas e conseguem atacar outros animais com mais facilidade.

5 raças de gatos mais populares do Brasil

  1. Gato Persa. Sem sombra de dúvidas, os bichanos da raça persa estão entre os mais conhecidos e amados pelos brasileiros! ...
  2. Gato Siamês. Também muito famoso, o siamês é originário da Tailândia, antigo Sião. ...
  3. Maine Coon. ...
  4. Ragdoll. ...
  5. Sphynx.

12 – 18 anos