Qual foi o primeiro animal a sair da água?

Perguntado por: imendes3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Aproximadamente 365 milhões de anos atrás, um grupo de peixes deixou a água para viver em terra. Esses animais eram os primeiros tetrápodes, uma linhagem que se irradiaria para incluir muitos milhares de espécies, incluindo anfíbios, pássaros, lagartos e mamíferos.

Laika

Em novembro de 1957, Laika se tornou o primeiro animal lançado na órbita da Terra, abrindo caminho para as viagens espaciais humanas nos anos seguintes.

Ao sair do meio aquático para se alimentar, elas teriam desenvolvido patas para se locomover melhor em terra firme e originado os anfíbios, répteis e mamíferos.

Agência FAPESP – Os primeiros animais surgiram a partir da evolução de organismos unicelulares em pluricelulares, que levou cerca de 3 bilhões de anos, e nos oceanos. Pelo menos é o que se acreditava. Mas um novo estudo aponta que provavelmente só a primeira parte da afirmação é correta.

A criatura recém-descoberta, batizada 'Entelognathus primordialis' (que significa mandíbula completa primordial) era um tipo de placodermo que viveu nos mares da China no período Siluriano tardio, entre 423 milhões e 416 milhões de anos atrás.

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás.

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Criatura marinha do tamanho da palma da mão é considerada o animal mais antigo do mundo! Muito mais antiga do que os dinossauros, a discreta água-viva-de-pente (comb jelly) existe há mais tempo do que qualquer outra linhagem viva.

Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Ele foi o primeiro a ser considerado extinto por duas vezes. Na década de 80, algumas espécies viviam em cativeiro, contribuindo para a realização de programas de reprodução. No entanto, foi em 1997 que a última espécie viva morreu.

Laika era um cadela com cerca de dois anos de idade, que vivia pelas ruas de Moscou, capital da Rússia. Ela se tornou a primeira criatura terrestre viva a orbitar a Terra na missão da Sputnik 2, que aconteceu em 3 de novembro de 1957.

uma espécie australiana de sapo, batizada justamente de retentora, guarda água não só na bexiga, mas também nas guelras e mesmo em tecidos internos. Este anfíbio chega a duplicar seu peso, mas compensa com o fato de que pode passar até cinco anos sem beber.

tardígrado

Bem, há algumas criaturas que discordam dessa afirmação, e uma delas é o tardígrado, uma criatura microscópica que vive nas condições mais extremas possíveis, inclusive na desidratação extrema — ou seja, sem água. Cientistas japoneses conseguiram, agora, desvendar como eles conseguem ficar sem o precioso líquido.

tardigrado

Chamado de tardigrado, o animal é popularmente conhecido como urso d'água. Apesar de possuir uma aparência realmente estranha, o que mais interessa aos cientistas é sua capacidade em se manter vivo, mesmo em um ambiente sem água, uma característica considerada impossível até então.

elefante-africano

O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta. A tromba é seu principal instrumento e pode levantar cerca de 350 kg com facilidade.

Pelo contrário, eles ganhavam caráter sagrado e participavam de um sistema importante de fé e construção de identidade do povo. Além disso, o sacrifício era de animais específicos, não colocava em risco qualquer espécie e sua carne, uma vez sacrificada, servia de alimento.

cobras. E no máximo dos rigores, um crocodilo também.

Deus criou os peixinhos, todos a nadar. Quando eles brincam n'água até o fundo vão. Vejam como brincam, bem cuidados eles estão...

O Tiktaalik roseae representa a espécie de transição mais conhecida entre os peixes e os tetrápodes terrestres, segundo os autores desta pesquisa. "O Tiktaalik era uma combinação de características primitivas e avançadas.

Os peixes surgiram há cerca de 530 milhões de anos e foram os primeiros animais cordados com estruturas diferenciadas protegendo o sistema nervoso central anteriormente, ou seja, um crânio.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.