Qual foi o primeiro alimento que Jesus comeu?

Perguntado por: ioliveira5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

"Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

A fonte de proteína animal era principalmente o peixe, sendo que a carne vermelha era ingerida esporadicamente, normalmente em ocasiões muito especiais. O momento das refeições também era algo sagrado, sendo que deviam ser realizadas calmamente e as pessoas comiam apenas o necessário, sem exageros.

As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Jesus gostava muito de ensinar. Segundo Duquesne (1995) nos evangelhos foram registradas cerca de 50 parábolas. Ele usa o termo cerca, pois algumas eram tão curtas um ou dois parágrafos, que não se sabe se conta ou não como uma figura de linguagem.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Mas Jesus escolheu realizar sua Última Ceia como refeição da Páscoa, de acordo com um calendário judaico anterior". Para calcular a nova data, Humphreys usou o calendário juliano padrão utilizado por historiadores, chegando à conclusão de que a Última Ceia ocorreu, assim, na quarta-feira, 1º de abril de 33.

Precisamos nos “alimentar” de Jesus, recebê-Lo, permitir que Ele esteja em nós e não olhemos o pão apenas como alimento material, porque aí está o perigo do materialismo, que nos faz olhar as coisas somente no sentido material e não nos transcende para o espiritual.

E durante essa celebração era sacrificado um cordeiro pascal (Êxodo 12: 1-14), símbolo da futura obra de Cristo.

Não coma carne crua ou fervida em água, mas assada no fogo com a cabeça, as pernas e os órgãos internos. Não deixe nada até de manhã. Se sobrar um pouco até de manhã, você deve queimá-lo. É assim que você deve comer: com o manto enfiada no cinto, as sandálias nos pés e o cajado na mão.

Alguns amigos de João Batista contaram a Jesus que João havia sido morto pelo rei. Quando Jesus ouviu isso, foi a um lugar perto do Mar da Galileia para ficar sozinho. Muitas pessoas sabiam onde Ele estava e mais de 5.000 O seguiram na esperança de que Ele as ensinasse.

As sete espécies (hebraico: shivát haminim) é uma lista de espécies na tradição judaica e bíblica (mencionada em Deuteronômio. 8:8), com qual a terra de Israel foi abençoada.
...
As espécies são:

  • Trigo.
  • Cevada.
  • Videira.
  • Figueira (Ficus carica)
  • Romã
  • Oliveira.
  • Tamareira.

No evangelho de João, capítulo 6, temos o episódio da multiplicação de pães e peixes que Jesus realizou. Uma grande multidão o seguia sol a pino porque o viram operando milagres. Ao ver tanta gente, Jesus perguntou a Filipe onde compraria pães para dar àquela multidão.

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.

Jesus foi visitar seus amigos em Betânia. Seus amigos eram Lázaro, Marta e Maria. Assim que Jesus chegou, Marta passou a preparar a refeição e a arrumar a casa.

Azeitonas, azeite, romãs, uvas, leite de cabra, mel, cordeiro e ervas amargas, como a chicória e o almeirão. A maçã, aquela mesma que a Eva usou para seduzir o Adão, é lembrada nos Cânticos de Salomão. As amêndoas também estão lá, assim como os figos, as uvas, os melões, romãs e as passas.

A Última Ceia é o nome dado à última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base escritural para a instituição da Eucaristia, também conhecida como “Comunhão”.

Judas Iscariotes

Poucos nomes na história são tão identificados com o mal como Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus com um beijo e o entregou à morte certa.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

A cidade de Qana al Jalil, que fica a 85 quilômetros de Beirute, ao sul de Tiro, é para os libaneses o local das "Bodas de Canaã", onde Jesus Cristo realizou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho durante um casamento.