Qual foi o presidente que não entregou a faixa presidencial?

Perguntado por: acunha8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O último presidente da República que conclui o mandato e que não recebeu a faixa do ocupante anterior foi José Sarney, que assumiu o cargo em março de 1985. O então ocupante, João Figueiredo, não aceitou participar da cerimônia do primeiro civil eleito após a ditadura militar.

É um ato simbólico da troca de comando. O presidente da República já sinalizou que não deve participar dessa cerimônia. Ao tomar essa decisão, não compete a mim participar, porque não sou o presidente”, explicou Mourão ao site Metrópoles.

Na sequência, ele seguirá para o Palácio do Planalto, onde Michel Temer passará a ele a faixa presidencial.

Na manhã do dia seguinte, o Congresso dá posse interinamente ao vice José Sarney. A posse é controversa e o até então presidente João Batista Figueiredo recusa-se a receber Sarney e passar a faixa presidencial.

Curiosamente, a faixa exibida por Bolsonaro ao ser empossado — e que ele se recusou a entregar para Lula, viajando para os Estados Unidos a dois dias do fim do ano — foi comprada pelo próprio petista.

É filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais. Aline Sousa, de 33 anos. Foi ela quem passou, efetivamente, a faixa para Lula. É catadora desde os 14 anos.

No Brasil, a faixa presidencial foi instituída pelo 8º presidente, Hermes da Fonseca, em 1910.

Lula sobe a rampa do Planalto em 2023 para receber a faixa presidencial pela terceira vez — o primeiro na história e exercer o terceiro mandato — ainda não se sabe com certeza de quem. Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, viajou para os Estados Unidos e não vai passar a faixa para o adversário.

Representantes do povo brasileiro entregaram neste domingo (1º) a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em Brasília. O grupo foi formado por oito pessoas.

Faixa presidencial não foi passada dez vezes na história - 28/12/2022 - Poder - Folha.

Por meio do Programa Casa Verde e Amarela, mais de 6 milhões de pessoas passaram a ter acesso a uma moradia digna. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, entre 2019 e 2022, aproximadamente 1,6 milhão de moradias por meio do Programa Casa Verde e Amarela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto para assumir a Presidência da República, neste domingo (1º).

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi o período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

Afonso Pena e Getúlio Vargas foram os únicos presidentes a morrer durante o exercício do mandato.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

Plano de estabilização econômica anunciado em 28 de fevereiro de 1986, no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Inicialmente bem-sucedido, pois os índices inflacionários caíram consideravelmente, o recrudescimento da inflação levou o plano ao fracasso no final de 1986.

Dia da posse
Após a Era Vargas e com a promulgação da Constituição de 1946, decidiu-se que a posse presidencial seria realizada no dia 31 de janeiro. Com o advento da Constituição de 1967 optou-se pelo dia 15 de março. A Constituição Federal de 1988 constituiu a data em 1 de janeiro.

No dia 15 de janeiro de 1985 o Colégio Eleitoral se reuniu e elegeu a chapa Tancredo Neves/José Sarney por 480 votos contra 180 dados a Paulo Maluf/Flávio Marcílio.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.