Qual foi o presidente mais votado em 1989?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos
Eleição presidencial no Brasil em 1989
15 de novembro (primeiro turno) 17 de dezembro (segundo turno)
Porcentagem46,97%
Candidato mais votado no 2º turno por unidade federativa.
Presidente do Brasil Titular José Sarney PMDB Eleito Fernando Collor de Mello PRN

Duas cidades pernambucanas integram o ranking: Terra Nova e Carnaubeira da Penha. A pequena cidade de Terra Nova, com 10.186 habitantes foi onde Lula obteve sua melhor votação no estado, com 92,32% do total de votos.

Para conquistar o cargo de presidente da República, a candidata ou o candidato escolhido em convenção partidária e com registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa obter, pelo menos, a metade mais um dos votos válidos no dia da eleição.

Transição: Tancredo Neves e o Governo Sarney (1985–1990)
Tancredo Neves criou o termo "Nova República" e tornou-se o primeiro civil eleito presidente desde 1964. José Sarney, então vice de Tancredo, assumiu poder em 1985 e conduziu a redemocratização do país.

Em 15 de Novembro de 1989 o Brasil deixava de ter um imperador e passou a ser uma República. Há 133 anos, em 15 de Novembro de 1989 o Brasil deixava de ter um imperador e passou a ser uma República. Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro Presidente Brasileiro após o período da Monarquia.

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Bolsonaro, Figueiredo e Floriano: os presidentes que não passaram a faixa. Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Jair Bolsonaro viajou na noite de sexta-feira (30) para Orlando, nos Estados Unidos, e não vai participar da posse do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na localidade de Caetés, em Garanhuns, interior de Pernambuco.

Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1º de março de 1894.

Lula foi o presidente que concedeu maior aumento de salário mínimo na história do Brasil, desde sua criação , em 1 de maio de 1940. O ganho real, acima da inflação, do salário mínimo, entre 2003 e 2010, foi de 53,6%. Entre 2002 e 2015, o aumento real foi de 76,54%.

Últimas publicações

  • Congresso Nacional instala inédita Frente Antirracismo.
  • O Brasil voltou: Lula recria o conselho LGBTQIA+
  • Lula vai à China para fechar parcerias e gerar empregos no Brasil.
  • PT debate papel da comunicação para consolidar mudanças necessárias ao país.

No plano social, o novo governo precisa aprovar no Congresso a Medida Provisória (MP) 1.155/2023, que trata dos valores pagos à população mais pobre por meio do Auxílio Brasil e do Programa Auxílio Gás. Em breve, Lula deve anunciar uma reformulação das regras do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

Para alcançar a vitória em primeiro turno, é necessário que o candidato aos cargos de governador ou presidente recebam um mínimo de 50% dos votos válidos e mais um único voto. Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais.

Nas eleições 2022 para presidente, governador e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, a Constituição Federal prevê a possibilidade de segundo turno para determinar um vencedor na disputa ao Executivo. Não existe previsão de terceiro turno, segundo a lei.

Para exercer o cargo pelos próximos quatro anos, o ex-presidente Lula ou o atual presidente, Jair Bolsonaro, vão receber, por mês, R$ 30.934,70 brutos.