Qual foi o pior inimigo de Thomas Shelby?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

No final de Peaky Blinders, o líder fascista Oswald Mosley se estabelece como o maior inimigo de Tommy Shelby.

Ao fim da quinta temporada de Peaky Blinders, um Tommy Shelby (Cillian Murphy) desolado se perguntava: “Será que encontrei o único homem que não posso derrotar?”. O homem era o fascista Oswald Mosley (Sam Claflin), e a questão vinha após um grave revés nos planos do protagonista em assassinar o adversário.

Em conversa com a rádio BBC 1 (via SlashFilm), Murphy explicou que isso se tornou proposital. Em algum momento, ele, o criador da série Steven Knight e os fãs perceberam que Thomas jamais era mostrado comendo qualquer coisa. Logo, a característica se tornou uma espécie de “piada interna”.

a fraqueza de thomas é a própria liberdade.

Murphy revelou que os criadores resolveram incorporar isso na série após perceber que ele fazia com frequência. “Isso acabou se tornando um tipo de mania, mas foi por necessidade, porque senão os cigarros grudariam no meu lábio e continuei fazendo isso e se tornou uma coisa do Tommy.

Arthur Shelby
Mesmo com o retorno do protagonista, Arthur deve viver seus últimos dias. Vale lembrar que, no primeiro episódio da 6ª temporada de Peaky Blinders, o filho de Tommy referencia a morte de Arthur ao atirar no personagem com uma arma de brinquedo.

O autor do livro 'The Real Peaky Blinders', Carl Chinn, conta que a definição está ligada à imagem do grupo. A palavra peaky é utilizada para descrever um chapéu com pico (boina) e blinder era uma gíria da época que significada alguém com boa aparência.

A cena mostra o rosto de todos os membros da família Shelby em um momento emocionante. Na narrativa, a morte de Polly pelo IRA foi justificada por sua influência sobre Thomas, com o objetivo de deixá-lo mais vulnerável.

Lizzie então, acompanha de longe a história de amor de Tommy e Grace, sofrendo em silêncio. A fidelidade de Lizzie é uma das mais impressionantes de toda série. Depois de ser humilhada, ela também é usada como isca por Tommy em mais de uma de suas estratégias, em uma delas sendo violentada por um oficial britânico.

Tommy não se mata na última hora e descobre que o tuberculoma foi uma mentira forjada pelo seu médico, que na verdade, trabalhava para Mosley e os nazistas. Thomas o encontra, mas poupa sua vida, representando uma libertação do personagem. E assim acaba Peaky Blinders.

Após ser diagnosticado com tuberculoma, ele literalmente transforma sua vida em uma pista de corrida, tendo como principal adversário o tempo. O doutor Holford lhe afirmou que a doença lhe daria poucos meses de vida. Thomas então se prepara para dar adeus a seus familiares.

Esme revela que a safira que ficou com Bethany levou a maldição para a família dela ao presentar o colar à sua irmã, Navadni Bardwell que, por sua vez, o colocou no pescoço de sua filha de 7 anos.

Ele está sempre pensando em expandir seus negócios. Claro, isso resulta em alguns tropeços, mas Tommy aceita os reveses com grande sabedoria, pois compreende que os erros são uma excelente fonte de aprendizado e fazem parte de qualquer trajetória ambiciosa. Quem não erra, não sai do lugar.

A verdade é que nunca existiu um Thomas Shelby na vida real, mas isso não quer dizer que o personagem surgiu do nada. Shelby é uma espécie de amálgama de vários criminosos, tendo seu nome sido inspirado por Thomas Gilber, que supostamente foi o líder dos Peaky Blinders.

A trágica história da família Shelby
A vida do criminoso sempre foi marcada por inúmeras tragédias, descendente de ciganos, passou pelo trauma do suicídio de sua mãe enquanto ainda era pequeno.

“Humedecer o cigarro com os lábios é a forma de evitar que isso aconteça.” Este pequeno gesto acabaria por ser replicado nas mais diversas cenas em que Shelby acende um cigarro — que são quase todas. Lentamente, os criadores da série foram assumindo o gesto.

A atitude do gângster veio justamente de sua crença de que esse colar, que ele tinha dado de presente para Grace, na terceira temporada, teria amaldiçoado sua família e, consequentemente, se tornado o responsável pela morte de Ruby.

ópio

Tommy se automedicou com ópio, mas tornou-se cada vez mais paranóico e imprevisível à medida que a temporada avançava.

Não se negocia quando se está em desvantagem
Sem poder de barganha, Tommy não tinho como pleitear nada em qualquer negociação. Neste caso, o melhor é esperar para vencer alguns rounds, ganhar fôlego, e assim poder dar suas cartas.

The Macallan

Seu whisky de preferência é The Macallan.

Finn é aceito por Tommy
Tommy finalmente deixou Finn Shelby (Harry Kirton) entrar para os negócios da família. Mas isso deixou o garoto em severas complicações, principalmente no que se refere à sua própria segurança. Na gangue, o personagem ainda revelou acidentalmente todos os planos de Tommy para um espião.