Qual foi o pior inimigo de Israel?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os filisteus eram um dos inimigos de Israel.

Presentes em praticamente todos os livros do Antigo Testamento bíblico, os filisteus são marcantes nas narrativas dos antigos hebreus, onde aparecem como arqui-inimigos dos judeus.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

Jeorão

Um deles, chamado Jeorão, morreu “sem deixar saudades”. Era tão detestado, que ninguém chorou por ele. De Abias, porém, o relato sagrado diz que “todo o Israel o pranteou” (1Rs 14:18).

Fundação do Estado de Israel
Em 14 de maio de 1948, contudo, foi fundado Israel, após a retirada dos ingleses. No dia seguinte, Egito, Síria, Jordânia e Iraque invadem Israel e deflagram a Guerra da Independência, que foi chamada de Nakba ou "catástrofe" pelos árabes.

O Hamas é uma organização nacionalista e islamista que surgiu na Palestina, na década de 1980, e tem como foco a luta contra Israel. Essa organização possui um braço armado, mas também atua politicamente, possuindo grande parte das cadeiras do Legislativo palestino desde 2006, além de realizar trabalhos sociais.

Também conhecido como Cúpula de Ferro, o escudo é parte de um amplo sistema de defesa aérea que opera em Israel.

O conflito envolveu Israel, Egito, Síria e Jordânia. Como vencedor, Israel incorporou as áreas da Península do Sinai, da Faixa de Gaza, Cisjordânia, as Colinas de Golã e a área oriental da cidade de Jerusalém. A anexação desses territórios acirrou os ânimos entre judeus e árabes na Palestina.

Saul

Os filisteus lutaram contra os israelitas no monte Gilboa. Muitos israelitas foram mortos ali, e o resto fugiu. Os filisteus cercaram Saul e os seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, os filhos de Saul.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã.

Josué

Josué anuncia ao povo que Acã é o traidor de Israel - A Bíblia.

Então, a hostilidade com a fé dos hebreus; os cultos realizados a sua divindade no templo situado na cidade de Jerusalém; e a fixação da nação hebraica na região da Palestina, foram os principais aspectos motivadores da diáspora. A dispersão dos hebreus inicia-se a partir de dois momentos históricos.

Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança. Por isso, Deus foi obrigado a discipliná-los, o que resultou na sua expulsão da terra, via exílio assírio (722 a.C.) e exílio babilônico (586 a.C.).

Sansão perdeu o Espírito de Deus sobre sua vida, seus cabelos não era sua força era apenas um sinal, sua força estava em Deus de quem ele esqueceu todo tempo.

Salomão deixou seu coração se dividir para outros deuses e afastou-se do Senhor. Os atrativos desse mundo, esses podem ser homens, mulheres, bebidas, etc., desviam o nosso coração.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.

Nabucodonosor

Por que o rei Nabucodonosor ficou louco? Daniel, usado por Deus, afirmou que o significava é que ele seria castigado por Deus com um tempo de loucura devido ao seu orgulho. Deus castigou o rei Nabucodonosor a um período de sete anos de loucura.

Faz 800 anos que um dos mais criticados monarcas da Inglaterra, o rei João, morreu de disenteria.

Contudo, o trono foi para Jeorão, porque era o mais velho. Jeorão rei de Judá (2 Rs 8.16-24) 4 Quando este último se sentiu confirmado solidamente como rei, matou os irmãos e muitos outros líderes de Israel. 5 Jeorão tinha 32 anos quando começou a reinar.

A Guerra dos Seis Dias ocorreu em 1967, envolvendo Israel e países árabes. Foi vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu território muito além do estabelecido em 1948. Tanque usado por Israel para ocupar os territórios árabes durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.