Qual foi o personagem mais famoso de Charles Chaplin?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

O Vagabundo

O personagem que mais marcou sua carreira foi "O Vagabundo" (The Tramp), um andarilho pobretão com maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, que se vestia com um casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode.

Dali, migrou para o cinema e, já em seu segundo filme, inventou o personagem que o tornaria famoso, o “Vagabundo” — traduzindo do inglês “The Tramp” —, no Brasil ficaria famoso como “Carlitos” e na Europa como “Charlot”.

  • Charlie Chaplin
  • Charles Chaplin
  • My Autobiography (1964)
  • Le discours du dictateur
  • Asagi Bakarsaniz Asla Gökkusagi Bulamazsiniz - Charlie Chaplin
  • A Comedian Sees the World

Einstein diz a Chaplin: “O que mais admiro na sua arte é a sua universalidade. Não diz uma palavra, mas toda a gente o percebe.” Chaplin responde: “A sua glória é ainda maior, o mundo admira-o, apesar de não perceber uma palavra do que diz.”

O lendário ator e diretor acabou nunca recebendo um prêmio por sua imortal criação, o vagabundo Carlitos. Chegou inclusive a receber uma estatueta especial "pela versatilidade e genialidade em atuar, escrever, dirigir e produzir" o maravilho "O Circo", em 1928.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

O Circo

Último longa totalmente mudo realizado por Charles Chaplin, a comédia “O Circo” vai ao ar na madrugada desta quinta (24) para sexta (25), à 1h30, na TV Brasil. O filme valeu ao diretor, produtor, ator e roteirista o Oscar honorário em homenagem a sua filmografia.

Em um mundo moderno e industrializado, Carlitos (Charlie Chaplin) trabalha como operário em uma linha de montagem. Após testar uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, o protagonista é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho.

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.

Charles Chaplin, considerado o maior cineasta de todos os tempos, foi um ariano bem diferente de Senna. Nascido no dia 16 de abril de 1889, às 20h, em Londres, tinha Ascendente e a Lua em Escorpião.

Em 1936, Charlie Chaplin interpretou um operário de fábrica no filme Tempos Modernos. Sua cena mais memorável ocorre em uma linha de montagem onde Chaplin se esforça para acompanhar a rápida correia transportadora. Um gênio da comédia, Chaplin o faz com grande efeito.

Chaplin usava o cinema para questionar e o humor era o canal escolhido para efervescer suas críticas. O público se diverte com suas obras por identificar-se com as situações apresentadas; os personagens de seu cinema vivenciam questões cotidianas e banais que se transformam em momentos inesperados e surreais.

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Entre as lendas da história do cinema, Charles Chaplin foi um artista completo para a sétima arte, isto é, desde diretor até músico dos seus filmes. Além de uma manifestação artística única, ele sempre se posicionou politicamente e fez várias reflexões interessantes sobre a vida.

Charles Chaplin teve uma vida sentimental intensa, casou-se quatro vezes, os três primeiros casamentos com estrelas de seus filmes, das quais se divorciou com escândalos: Milded Harris, Lita Grey e Paulette Goddard.

Chaplin construiu sua carreira durante a era do cinema mudo e foi o primeiro comediante a usar o gênero comédia para criticar algumas camadas da sociedade, usando um personagem excêntrico e adorável para fazer o público questionar o que estava acontecendo na sociedade daquela época.