Qual foi o pecado do rei Ezequias diante de Deus?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Ezequias reina em retidão em Judá — Ele destrói a idolatria e quebra a serpente de bronze feita por Moisés, porque os filhos de Israel queimavam incenso a ela — Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá — Em discurso blasfemo, Rabsaqué pede a Jerusalém que se renda aos assírios.

Ainda de acordo com o estudioso, depois de tanto temor e aflição, Ezequias recebeu a bênção divina ao ter sua oração respondida de imediato. O Livro Sagrado fala que o Senhor lhe deu mais 15 anos de vida. “Gostaria de deixar a experiência desse homem. Se você quiser, pode virar seu rosto para a parede, pode chorar.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

O fato é que Ezequias estava enfermo e um dos sintomas era uma úlcera – vs 7 – no entanto, ninguém sabe que doença mortal era aquele do rei. A sua morte estava decretada e não haveria cura, mas Ezequias orou ao Senhor que o ouviu e ele foi curado.

Volante Ezequias perde luta contra a leucemia e morre aos 22 anos.

Mais uma lição maravilhosa da oração de Ezequias diz respeito a sua fé reverente em Deus. Depois de reconhecer a grandeza de Deus e sua obra, o rei ora ao Senhor confiando no seu livramento. Uma fé consciente de quem chega a Deus com humildade e seu propósito maior é que o nome do Senhor fosse engrandecido.

38 1Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor.

Ele foi um dos reis de Judá, conhecido por ter tido a vida prorrogada em quinze anos após chorar ao Senhor. Ele temia a Deus e agia com justiça, e sua história está relatada na bíblia. Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono aos vinte e cinco anos de idade.

Sua vida teve erros, mas ele fez do arrependimento e da mudança de vida uma constante. Não foi um rei perfeito, mas foi fiel a Deus e o Pai lhe concedeu o que pediu. Por causa da fé e oração, Deus curou Ezequias.

Josias tinha 8 anos quando foi coroado rei de Judá. Ele foi um bom rei e amava o Senhor. Ele queria ajudar seu povo, os israelitas, a obedecer ao Senhor e parar de adorar ídolos.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

A exaltação dele foi a ruína de Judá, que foi invadida, seu povo, morto e deportado de Jerusalém, permanecendo cativo em Babilônia por setenta anos.

Para pagar o tributo a Senaqueribe, Ezequias usou os tesouros do Templo e do palácio em Jerusalém (2 Reis 18:14-16). Mas Senaqueribe, através de seu enviado Rabsaqué, afrontou a Ezequias e ao Senhor.

2 Reis 20. 1 Naquele tempo Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará .

Capítulo 38: a bíblia relata a doença de Ezequias. Ele se humilhou perante o Senhor e pediu misericórdia e cura. Deus prolongou sua vida em 15 anos e lhe deu um sinal; ele se recuperou e fez um cântico de louvor ao Senhor. Temos aprendizados com este texto.

A vida de Ezequias é prolongada em quinze anos — O sol volta dez graus como sinal — Ezequias louva e agradece ao Senhor. 1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Quando lhe foi dito que iria morrer, Ezequias roga ao Senhor, e sua vida é prolongada em quinze anos — A sombra do sol volta dez graus no relógio de sol de Acaz — Isaías profetiza o cativeiro babilônico de Judá.

Em sacrifício, seus filhos foram queimados vivos, por causa da anuência de Ezequias, à sentença decorrente do seu erro. Ezequias começou da melhor forma possível, sendo apontado como o melhor dos reis, mas arruinou seu legado, deixando o pior Rei que aquele povo pôde ter.