Qual foi o pecado do povo de Judá?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

1–4), não queria confiar no Senhor (vv. 5–8), e não santificava o Dia do Senhor (vv.

Foi Judá quem sugeriu aos outros nove irmãos que José fosse vendido aos Ismaelitas em vez de ser morto. A respeito de Judá foram profetizadas algumas coisas de muita importância. Note que ele não era o primogênito. Gênesis 49:8 revela: “A ti te louvarão os teus irmãos”.

Judá: Significa “exaltado”, “glorificado” ou “louvado”. Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”. Este nome seria uma derivação da expressão hebraica Yah hu Dah, que era considerada uma exaltação de agradecimento à Deus.

Há mais de dois mil anos, segundo a tradição católica e ortodoxa, Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, ao invés de proteger o mestre, por trinta moedas de prata entregou-o aos que tentavam capturá-lo e, assim, contribuiu diretamente para sua morte (Lucas 6: 13-16). Judas, arrependido, enforcou-se.

Com ela Judá foi pai de Er, Onã e Selá. Desde cedo Judá ocupou a posição de líder entre os filhos de Jacó. É nesse papel que ele aparece envolvido em situações decisivas da história de sua família.

Os dois reinos de Israel e Judá é o resultado da divisão do Império único que havia no tempo dos reis Saul, Davi e Salomão. Depois de Salomão foram criados dois reinos, aquele do norte (Israel), cuja capital era Samaria, e aquele do Sul (Judá), cuja capital era Jerusalém.

Os habitantes do Reino de Israel ficaram conhecidos como israelitas; e os habitantes do Reino de Judá foram chamados de judeus.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Conforme instruído pelo Senhor, Jeremias fez um jugo e colocou no pescoço. Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia.

Samuel se entristece ao perceber que o povo de Israel exigiu um rei na tentativa de substituir Deus. Em um longo discurso, o profeta repreende a desobediência da nação e clama ao Senhor para confirmar as suas palavras. Então, uma forte tempestade se forma no céu.

Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança. Por isso, Deus foi obrigado a discipliná-los, o que resultou na sua expulsão da terra, via exílio assírio (722 a.C.) e exílio babilônico (586 a.C.).

Os filisteus eram um dos inimigos de Israel.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia. É um lugar cercado por vales, o que constrói um cenário único para as pessoas que vivem na cidade e visitam a região.

Continuar lendo Quem é o povo de Judá?