Qual foi o pecado do paralítico de Cafarnaum?

Perguntado por: ifigueiredo8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

O pecado é, de fato, a grande paralisia da humanidade. Os homens se compadeceram desse homem paralítico, viu que a sua vida não andava para frente, que a sua vida não se movia, estava, de fato, imobilizada, travada, mas quiseram vê-lo ir à frente, por isso levaram-no até Jesus.

Para os adversários de Jesus as doenças eram uma forma de castigo divino para os pecadores. Diante deste paralítico, descido pelo telhado da casa, abrindo uma passagem do tamanho de um homem, numa ostentação de criatividade e decisão, ajudado pelos quatro amigos, Jesus não hesitou em perdoar-lhe seus pecados.

O paralitico de Cafarnaum, estava doente por causa do pecado e foi primeiramente perdoado, em seguida curado da paralisia. Foi quando desceu pelo telhado, como um grão de trigo caindo em terra, morrendo para o mundo e escolhendo viver para Deus que recebeu libertação.

E este, não podendo se aproximar dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e fizeram um buraco nele, baixando o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico “Filho, seus pecados estão perdoados”.

Cafarnaum, em Israel, é conhecida por ser a cidade de Jesus, já que foi lá que Ele teria morado por muito tempo e também teria realizado diversos milagres, como a cura de um paralítico, a cura da sogra de Pedro e também o exorcismo no pôr do sol.

Nazaré Cidade de José e Maria, Nazaré encabeça a lista de lugares onde Jesus passou, no atual norte de Israel. Apesar de hoje ser um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, a cidade concentra suas principais atrações em um centro histórico bem compacto.

Um dos principais destinos do turismo religioso em Israel é Cafarnaum, conhecida como a Cidade de Jesus. Situada no Mar da Galileia, foi lá onde o Senhor morou depois de deixar Nazaré e realizou vários milagres, todos devidamente relatados na Bíblia.

Na primeira leitura de hoje, tirada do livro do profeta Ezequiel, nós encontramos a visão da água que dá saúde e vida e que simboliza a graça que Deus dispensa em abundância no tempo do Reino dos céus.

Jesus demonstrou Sua capacidade de curar pessoas física e espiritualmente, curando um homem paralítico e perdoando seus pecados. Esta lição pode ajudar a aumentar sua compreensão de que o Salvador pode curar todos os tipos de enfermidades.

O relato bíblico mostrou que o paralítico não foi curado pelas águas milagrosas do Tanque de Betesda ou pela ação do anjo do Senhor, mas sim, pela graça de Jesus.

Estamos diante da história de cinco amigos. Porém quatro eram saudáveis fisicamente e um era paralítico. Por isso esses quatro amigos decidiram levar o seu amigo paralítico até Jesus.

Cafarnaum estava na região do caminho que conduzia à Assíria, ou seja, na rota principal de todo oriente, que alcança o Mediterrâneo e o Egito. Jesus morou em Cafarnaum, assim como alguns de seus discípulos (Pedro, Tiago, André e João). O Paralítico de Cafarnaum foi Baixado pelo Telhado por Quatro Amigos.

Sendo coxo, porém, não podia entrar e, se entrasse, não alcançaria coisa alguma, porque no templo já faltava a glória de Deus. Quantos coxos estão à nossa porta sem achar alívio? A vida daquele homem não era nada de formosa, todos os dias se deparava com a mesma situação.

Significado de Paralítico
substantivo masculino Indivíduo que possui algum tipo de paralisia, perda da movimentação voluntária de um músculo, causada por uma lesão neurológica. adjetivo Diz-se da pessoa que é portadora de paralisia. Etimologia (origem da palavra paralítico).