Qual foi o pecado de Jacó?

Perguntado por: adomingues9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio. Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido.

Jacó percebe que parte do rebanho sumiu e se enfurece ao entender que foi enganado por Labão mais uma vez. Durante a noite, ele recebe uma mensagem de Deus e conta a Lia sobre seu significado. Ao invés de se abater diante dos problemas, ele decide encará-lo de outra forma!

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó. Jaboque foi uma mesa de cirurgia do céu, onde Deus arrancou os rumores de Jacó de dentro de Israel.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Não raro, somos tentados com “pratos de lentilhas” quando estamos famintos. O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa.

Referências

Filhos de Jacó, por esposa e ordem de nascimento
LiaRúben (1)
RaquelJosé (11)
Bila (criada de Raquel)Dã (5)
Zilpa (criada de Lia)Gade (7)

Igualmente, o modo como Labão fez Jacó servir por mais sete anos se assemelha muito ao modo como Jacó convenceu Esaú a lhe vender sua primogenitura. Isso nos mostra a veracidade do texto que diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Vulnerável ao abuso. Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
José sempre teve um significado especial para Jacó pelo fato de que foi o primeiro filho com a mulher que o pastor verdadeiramente amava, Raquel (Giselle Tigre), sendo muito esperado desde a notícia, mas não é só isso que o torna o favorito.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do judaísmo e outras religiões. Sua história é contada no texto Gênesis, a primeira passagem da bíblia. Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.

No final das contas, Jacó recebeu tudo o que Deus prometera, não porque ele merecia, mas porque Deus é fiel em tudo, e sempre cumpre sua palavra. O próprio Jacó, escolhido e privilegiado, demorou muito para perceber a fidelidade do Senhor.