Qual foi o pecado das filhas de Jacó?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Gênesis 34 conta a história de como um homem chamado Siquém forçou Diná, filha de Jacó, a ter relações sexuais com ele. Isso deixou os irmãos de Diná enfurecidos. Dois deles, Simeão e Levi, elaboraram um plano que resultou na morte de Siquém e de outros homens de sua cidade.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

1 E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra. 2 E Siquém, filho de Hamor, o heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e desonrou-a.

Arrependida, a filha de Jacó (Miguel Coelho) contará aos pais que transou com Siquém, que pouco tempo depois vai atrás da moça pedir a mão dela em casamento. Jacó e seus filhos homens se postarão para defender a menina. Mas o príncipe dirá que fará qualquer coisa para se casar com Diná, a quem ama muito.

Isso deixou os irmãos de Diná enfurecidos. Dois deles, Simeão e Levi, elaboraram um plano que resultou na morte de Siquém e de outros homens de sua cidade. Jacó ficou muito perturbado com seus atos de vingança.

Descrita por seu olhar terno, Lia era muito diferente da irmã mais nova, que se destacava por toda sua beleza. Desprezada por muitos, a primogênita de Labão nunca conseguiu se casar e, por ter se encantado pelo primo, concordou em fazer parte de uma das armações do pai. Na trama, Lia é contrária ao plano de Labão.

À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu ao encontro dele e lhe disse: — Esta noite você terá relações comigo, pois eu aluguei você pelas mandrágoras de meu filho. E naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.

"Raquel não era vilã, mas não era a escolhida de Deus, e sim de Jacó" Com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó.

10 aMenor sou eu que todas as bbenevolências, e que toda a fidelidade que tiveste para com o teu servo; porque apenas com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois grupos; 11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que não venha, e me mate, e a mãe com os filhos.

A esterilidade
Então, Bila foi a serva obrigada a ter filhos com Jacó, em nome de Raquel. De fato, o plano funcionou, mas não satisfez a vontade de Raquel, que ainda buscava desesperadamente ter um filho biológico. Quando suas orações foram ouvidas, a esposa de Jacó deu à luz a José.

Esaú perdeu a bênção por ter dado mais valor a um prato de comida do que ao que Deus lhe tinha dado por ser o primogênito (filho mais velho). Muitas vezes agimos como Esaú.

Ele não sabia, porém, que seu próprio filho, Jônatas, não estava presente quando ele dera aquela ordem. Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho.

Explicação: Jacó, por exemplo, casou com duas mulheres irmãs. Ele amava Raquel, e serviu ao sogro Labão durante sete anos para casar-se com ela.

Ele chegará a oferecer as próprias filhas para evitar que os anjos sejam estuprados pelos sodomitas na novela bíblica da Record.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.