Qual foi o papado mais curto da história?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Governou a Santa Sé durante apenas 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte. Tornou-se rapidamente conhecido na Cúria Romana pelo apelido de "Papa Sorriso", por sua afabilidade.

O mais longo pontificado foi o de são Pedro, que se estendeu do ano 30 ao 64 ou 67, segundo muitos líderes católicos.

Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos que se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos.

8 papas governaram a Igreja durante menos de um mês: Urbano VII (1590), 12 dias; Celestino IV (1241), 16 dias; Sisinnius (708), 20 dias; Teodoro II (897), 20 dias; Marcelo II (1555), 22 dias, Dâmaso II (1048), 22 dias; Pio III (1503), 25 dias; e Leão XI (1605), 26 dias.

Bento XVI

Desta forma, ele renunciou ao posto de líder da Igreja Católica com antecedência suficiente para permitir que seu sucessor, o papa Francisco, cumprisse a visita ao Brasil. Bento XVI, que surpreendeu o mundo com sua renúncia, morreu no mosteiro dos jardins do Vaticano, onde passou os anos de sua aposentadoria.

O motivo central da renúncia do papa Bento XVI foi insônia, segundo uma carta, que ele mesmo enviou a seu biógrafo semanas antes de sua morte, divulgada nesta sexta-feira (27) por uma revista alemã. O início do conclave para escolher seu sucessor deveria ocorrer entre 15 de março e 20 de março de 2013.

1. São Pedro. Viveu entre: Século I a.C. - cerca de 67 d.C.

O papa João Paulo 2º foi embalsamado, para manter a aparência.

O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

Bento XVI

O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.

Celestino V

O último papa a renunciar voluntariamente foi Celestino V, em 1294, depois de liderar a Igreja Católica por apenas cinco meses.

Depois de Bento XVI, que morreu com 95 anos, Leão XIII é o segundo papa mais longevo da história, falecido aos 93 anos.

O primeiro Papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67. Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.

Segundo a associação, existem hoje cerca de 150 mil padres casados no mundo.

Padre não pode casar porque a Igreja Católica não permite o casamento de padres. A Bíblia permite líderes casados ou solteiros na igreja mas o celibato se tornou tradição na Igreja Católica.

Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas. A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.

A resposta é simples: nada. Embora muitos países tenham regras sobre a transferência de poder quando um chefe de Estado fica incapacitado, e o Vaticano tenha normas de governança para quando um papa renuncia ou morre, nenhuma dessas regulações se aplica a um papa doente, inconsciente ou hospitalizado.