Qual foi o papa que desistiu?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Papa Bento XVI renunciou por causa de uma insônia de 8 anos.

Bento 16 anunciou em 11 de fevereiro de 2013 a renúncia ao pontificado, dizendo que deixaria o posto às 20h (16h de Brasília) de 28 de fevereiro. O comunicado foi feito em latim, durante uma assembleia de cardeais, e pegou todos de surpresa. Ele alegou "não ter mais forças" para exercer a função.

Ao jornal espanhol ABC Francisco disse que uma carta de renúncia está pronta, caso os problemas de saúde persistam e continuem atrapalhando o exercício de sua função. “Já assinei minha demissão.

Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos. Entrou para o clero após a sua mulher morrer, o último papa a ter sido casado.

A eleição de Francisco tem sido anunciada como um novo começo para a instituição sitiada, mas Howells oferece uma interpretação incrivelmente diferente: que Francisco será o último papa da Igreja Católica.

João Paulo I

João Paulo I tinha 65 anos. João Paulo I foi encontrado sem vida pela irmã que levava café para seu quarto todas as manhãs e ficou conhecido por uma dos pontificados mais curtos da história da Igreja.

São Pedro

A era de São Pedro é considerada o papado mais longo - 34 anos. Na Idade Média, vários papas permaneceram no cargo por apenas alguns meses. O papa Estéfano II ocupou o trono de São Pedro por apenas quatro dias no ano 752. João Paulo I, o antecessor de João Paulo II, exerceu o cargo por 33 dias.

Em fevereiro de 1798 foi ocupada Roma pelas tropas napoleónicas, o papa foi preso, deposto enquanto soberano temporal e desterrado.

Bento XVI

Em fevereiro de 2013, já com a sua imagem pública desgastada, Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar ao cargo desde Gregório XII em 1415.

Assim como nas dioceses os bispos e arcebispos recebem os títulos de bispo emérito quando renunciam ao completarem 75 anos, é chamado de "Papa Emérito" o Papa que renunciou ao cargo de Chefe da Igreja Católica.

Tentativas de eleger Papa mais conservador e abertura da Igreja podem adiar saída. A morte de Bento XVI fez aumentar a especulação sobre uma eventual renúncia do Papa Francisco. Mas o atual rumo do pontificado leva a crer que o argentino vai ficar no cargo até ao início de 2026.

Bento XVI

Bento XVI deixou a liderança da igreja em 2013, dizendo que não tinha mais 'força mental e física" para cumprir suas obrigações. Ele foi sucedido pelo papa Francisco, nascido na Argentina, no mês posterior ao anúncio, e se tornou o primeiro Papa Emérito.

Não tenhas medo da vida, por favor! Tem medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração. Tem medo disto, mas não da vida, a vida é bela, a vida deve ser vivida e doada ao próximo, a vida deve ser partilhada com os outros, não fechada em si mesma”, disse.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

Luciano Barros, 43 anos, mais conhecido por Diácono Paulo, é sul-mato-grossense, natural de Dourados e será o primeiro padre casado em Dourados, cidade onde assumirá os trabalhos da Igreja de Cristo, assim também como no município de Ponta Porã – MS.

O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

Bento XVI

Falecido neste sábado (31) aos 95 anos de idade, o Papa emérito Bento XVI já esteve no Brasil, em 2007.