Qual foi o país que trouxe a pizza para o Brasil?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino.

A origem da pizza aconteceu com os egípcios, quando eles desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular, hoje mais próxima a um pão árabe. Seus inventores a chamavam de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, de onde vem a palavra que conhecemos hoje.

São Paulo é a

São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil.

pizzaria Antica Pizzeria Port'Alba

– VenezaGourmet. Conheça a pizzaria mais antiga do mundo. A pizzaria Antica Pizzeria Port'Alba, foi aberta em 1.738, em Nápoles, como suporte para vendedores ambulantes de pizza que eram comuns na Itália nessa época.

Piza/pizza/"píteça" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Talvez o melhor aportuguesamento seja "píteça".

italiano

De acordo com historiadores, o macarrão é mesmo italiano, e surgiu na ilha da Sicília 100 anos antes de Marco Polo. Os sicilianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, dando origem ao “maccaruni”. O prato começou a ser difundido para o resto da Itália quase na mesma época da chegada de Marco Polo.

Independentemente da real história, a pizza portuguesa foi criada pelos portugueses e por isso leva esse nome. Outra curiosidade: Você já reparou que as cores dos ingredientes da pizza portuguesa lembram a bandeira de Portugal?

Cantina Santa Genoveva

Na cidade de São Paulo, em 1910 surgia a primeira pizzaria no Brasil, a Cantina Santa Genoveva, no bairro Brás.

Itália

Napoli está localizada na região da Campania, no sul da Itália, e é a terceira comuna mais populosa do país. É uma das cidades mais antigas do mundo e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Melhores pizzarias do mundo

  • 1º – 10 Diego Vitagliano Pizzeria, em Nápoles, Itália.
  • 1º – I Masanielli – Francesco Martucci, de Caserta, Itália.
  • 2º – Una Pizza Napoletana, Nova York, Estados Unidos.
  • 3º – Sartoria Panatieri, Barcelona, Espanha.
  • 4º – The Pizza Bar On 38th, Tokyo, Japão.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Muitos alimentos se tornaram tradicionais na cozinha brasileira graças aos Italianos, como exemplos disso podem ser citados os pães, vinhos, azeitona, frutas secas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, berinjela, entre outros.

Margherita

Já no mundo, a Margherita é a grande campeã, o clássico sabor napolitano ainda é o mais consumido, seguido do sabor de Pepperoni, muito consumido nos Estados Unidos, que inclusive é o maior consumidor de pizzas do mundo, e de Mussarela, bastante pedida em diferentes locais.

Com relação às pizzas doces, a que mais faz sucesso entre os brasileiros é a pizza de brigadeiro. O sabor é o delicioso resultado da união da massa de pizza típica italiana com o doce típico brasileiro. Pizza Romeu e Julieta. Outra pizza doce bastante pedida pelos brasileiros é a pizza Romeu e Julieta.

Elas foram compradas em 22 de maio de 2010, por Lazlo Hanyecz, um programador da Flórida, Estados Unidos. E o valor pago foi de 10 mil bitcoins (o equivalente a US$ 41 na época), que hoje são o mesmo que R$ 1,3 bilhão. Duas pizzas nunca valeram tanto…

Primeiros marcos da história da pizza
Mas uma massa assada com diferentes toppings já era encontrada pelo mundo desde aquela época. Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, nos anos de 1600.

As primeiras pizzas de que se tem notícia surgiram no Egito.
Há 6 mil anos, os egípcios produziram uma massa bem fina e em forma de disco, também conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea” (do qual derivou o nome pizza). Era uma base de farinha e água, bem semelhante a uma massa de pão árabe.