Qual foi o país que o Brasil teve perda territorial?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A região pertencia ao Brasil desde 1808, quando Dom João VI e a família real portuguesa desembarcaram na colônia. A guerra começou em 1825, no reinado de Dom Pedro I, e terminou com a derrota das tropas brasileiras e a perda da Cisplatina, que se transformou na República Oriental do Uruguai.

O dia 14 de junho de 1904 representou, pois, a grande derrota diplomática em termos de perda territorial ao Brasil, já que o rei italiano, Victor Emanuel, expediu um laudo arbitral que dividiu a região em litígio em duas partes: 3/5 para a Inglaterra ou 19.630 Km2, e 2/5 ao Brasil (13.570 Km2).

Pedro I, no ano seguinte, como “Província Cisplatina”, tornou-se independente em 1828, ao final de uma guerra entre a Argentina e o Brasil, com o nome de “República Oriental do Uruguai”.

A guerra foi causada devido à disputa territorial entre brasileiros e cisplatinos. As tropas brasileiras não receberam investimentos necessários para derrotar os inimigos durante a guerra. O Brasil perdeu a guerra e a Província da Cisplatina, que se transformou no Uruguai.

15 de novembro de 2019

Quando o Brasil perdeu pela última vez, sequer havia pandemia, foi lá no dia 15 de novembro de 2019, quando os comandados por Tite foram derrotados pela Argentina por 1 a 0, gol de Messi, em amistoso disputado na Arábia Saudita.

A Croácia se tornou o 12º algoz do Brasil em Copas, incluindo fases eliminatórias e disputas em grupos nas quais a Seleção perdeu a vaga para um rival específico. O recorde é da França, que eliminou o Brasil três vezes.

O Tratado de Petrópolis selou o destino do Acre, tornando-o definitivamente território brasileiro. Mas antes da data de 17 de novembro de 1903, muita coisa aconteceu.

O primeiro Tratado de Utrecht entre Portugal e França (1713) estabeleceu as fronteiras portuguesas do norte do Brasil: o rio Oiapoque foi reconhecido como limite natural entre a Guiana e a Capitania do Cabo do Norte.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Tratado de permuta de territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, aprovado pelo Congresso Nacional em 12 de fevereiro de 1904, sancionado pelo presidente Rodrigues Alves em decreto de 18 de fevereiro, com troca mútua de ratificações em 10 de ...

Uruguai

O Uruguai é um país da América do Sul que faz fronteira ao norte com o Brasil e a oeste com a Argentina. Sua capital é a cidade de Montevidéu. Trata-se do segundo menor país do subcontinente. Por quatro anos (1821–1825), o Uruguai integrou o território brasileiro.

O Brasil é uma república federal presidencialista.

A Guerra da Cisplatina foi um conflito ocorrido entre 1825 e 1828 envolvendo Brasil e Argentina pelo domínio da região do Rio da Prata. Era a primeira guerra que os brasileiros participavam depois da independência, em 1822.

Esse território foi anexado às terras brasileiras em 1821, com o nome de província Cisplatina. O Uruguai tornou-se independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja. Com a ajuda de tropas argentinas, os uruguaios expulsaram os brasileiros de suas terras.

O Uruguai conquistou sua independência do Império do Brasil entre 1810 e 1828, após guerras que envolveram Espanha, Portugal, Argentina, além do próprio Brasil. Atualmente, o país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de Estado e chefe de governo.

Segunda Guerra Mundial

O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25 mil pracinhas, entrou em combate na Europa a partir do segundo semestre de 1944.

Em mais de 500 anos de história, aconteceram diversas guerras que o Brasil participou. Alguns conflitos internos ocorreram no período colonial como a Guerra dos Palmares e a Inconfidência Mineira. Durante o Império, ocorreram disputas territoriais como nos casos da Guerra da Cisplatina e do Paraguai.

O sonho acabou. O Brasil foi eliminado da Copa do Mundo Feminina 2023 ao empatar em 0 a 0 com a Jamaica, nesta quarta-feira em Melbourne. Várias jogadoras da seleção choraram depois da partida. A técnica Pia Sundhague foi breve ao comentar o jogo.