Qual foi o país que ganhou a Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial. AMSTERDAM, 11 - (Correio da Manhã) - O armistício foi assignado pelos delegados allemães, ás 6 horas da manhã de hoje. A's 11 horas terminaram as hostilidades."

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

A primeira guerra mundial foi um dos eventos mais dramáticos do século passado. Foi declarada após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand e sua esposa, Sophie, em 28 de julho de 1914.

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.

No final de 1918, revoltas populares na Alemanha crescem obrigando o imperador Guilherme II a renunciar. Em novembro do mesmo ano, diante de tanta pressão o governo alemão assina o armistício. As tropas alemãs saíram derrotadas e humilhadas do conflito. Era o fim da guerra.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

2 de setembro de 1945

9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em abril de 1917, após os alemães terem afundado navios brasileiros. Seis meses depois, o Brasil declarava guerra ao Império Alemão e mandou enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

Segunda Guerra Mundial

O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25 mil pracinhas, entrou em combate na Europa a partir do segundo semestre de 1944.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

"O principal legado da Primeira Guerra Mundial para o Brasil foi revelar nosso atraso político e econômico. O país perdeu oportunidades de usar o conflito, a começar pela decisão de escolha de lado.

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 a 1918. Ela também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, e foi chamada assim até a Segunda Guerra Mundial. O conflito aconteceu entre as grandes potências do mundo, um total de 17 países envolvidos.

O motivo da entrada dos EUA na guerra foi a derrubada de dois navios estadunidenses pela marinha alemã. Outro fator foi a saída da Rússia em 1918, após a Revolução Bolchevique, consolidada no tratado de Brest-Litovski.

De 1914 a 1918, o confronto tomou proporções gigantescas e colocou em disputa os interesses das maiores potências europeias da época. A morte de Ferdinand, na prática, se transformou em uma grande desculpa dos países para guerrear e conquistar novos territórios. Julho foi o mês da crise.

Foi a guerra mais sangrenta da história até então
Estimativas conservadoras do número de mortos nos 14 anos da rebelião de Taiping indicam que 20 a 30 milhões de pessoas morreram. Na Primeira Guerra Mundial, 17 milhões de soldados e civis perderam a vida.

165 brasileiros morreram; 5 pilotos abatidos e médicos, infectados por gripe.

Ouça este artigo: A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) é um episódio importante da história brasileira, ainda que a atuação do país não tenha sido muito grande e direta, tendo marcado a historiografia política, econômica e militar.