Qual foi o país que criou o pão?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos.

O termo "pão" origina-se do latim pane.

Pão

Pão. O alimento mais antigo do mundo. Os primeiros apareceram na Mesopotâmia há milhares de anos, quando a sedentarização das vidas levou ao cultivo dos cereais. Presente em nossas vidas desde sempre, o que nunca iríamos imaginar é que um fermento de 4,5 mil anos seria útil para assar um delicioso pão hoje.

No Brasil, o pão chegou com os portugueses na colonização, mas só se popularizou por volta do século XIX. Na época, ele era mais escuro e bastante diferente dos pães europeus ou do que conhecemos hoje.

O primeiro pão assado em forno de barro foi há 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão chegou a Europa em 250 a.C., sendo preparado em padarias, mas, com a queda do Império Romano, esses estabelecimento fecharam e o pão teve de ser feito em casa.

No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada.

Pão de sal, de massa grossa, média, filão e pão jacó são outros nomes atribuídos ao pão francês que nasceu no Rio de Janeiro, durante o período colonial, quando d.

dia 16 de outubro

No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão; saiba mais sobre o alimento - Folha PE.

Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, aproximadamente em 3.000 antes de Cristo. Nesta mesma região podemos encontrar os monumentos da Esfinge e da Grande Pirâmide.

Reza a história que o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV que foi cimentado um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia, 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome.

Robert Matthews

Antes considerado apenas uma crença pessimista, os estudos sobre esse fenômeno produziram vários resultados. Robert Matthews ganhou o Prêmio Ig Nobel de Física em 1996 por seu trabalho neste tópico.

Leite lidera lista de alimentos mais consumidos do mundo.

“Os três alimentos básicos que forneceram a base da civilização foram o trigo, o arroz e o milho. A partir do momento em que o homem começou a domesticar homens e animais, ele se tornou sedentário.

Os egípcios foram os primeiros povos que utilizaram fornos para assar pães. É também atribuído a eles o acréscimo de um líquido fermentado à massa para deixá-la mais macia e leve.

O Pão de açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, foi aos seus pés que o Rio de Janeiro foi se desenvolvendo. A pedra que chamamos de pão de açúcar fica a oeste da entrada da Baía de Guanabara e é muito similar aos cones que eram utilizados no transporte de açúcar para a Europa da época.

A origem do pão francês
Consta que, nessa época, as famílias reais e tradicionais viajavam para o exterior, especialmente, para a França, onde havia um pão curto com casca crocante e miolo branco precursor da baguete, bastante popular no pais.

O simbolismo do sacramento da ceia do Senhor é algo muito belo de se contemplar. O pão e a água representam a carne e o sangue Dele, que é o Pão da Vida e a Água Viva, 12 lembrando-nos de modo comovente do preço que Ele pagou para nos redimir.

Acredita-se que o trigo, como é conhecido, seja originário de gramíneas silvestre, que se desenvolveram nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates (Ásia), por volta dos anos 10,000 a 15.000 AC.

Curiosamente, em Portugal, o pão francês chama-se "brasileiro", ou, mais comicamente, de "cacetinho brasileiro". Foi uma tentativa de atrair os novos clientes brasileiros do país.

Por isso, o pãozinho que é quase unanimidade na mesa dos brasileiros tem um dia só para ele, comemorado nesta terça-feira (21). De francês, ele só tem o nome.