Qual foi o país que colonizou o Marrocos?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

O Marrocos é uma nação norte-africana que teve seu território colonizado por espanhóis e franceses.

Em 1921, a França assinou um acordo para fazer de Marrocos um "protetorado", na prática tornando o país seu território. Marrocos foi um dos vários países da África colonizados pela França nesse período.

Colonização europeia
No século XVI, grande parte do litoral marroquino estava nas mãos de portugueses e espanhóis. Contudo, no contexto do Neocolonialismo e dos conflitos que culminaram na Primeira Guerra Mundial, Marrocos tornou-se colônia de França, enquanto Espanha continuava controlando parte do território.

Árabe

Descobrir um país é também descobrir o seu idioma. As duas línguas oficiais de Marrocos são o Árabe e o Amazigh mas o Francês é compreendido e falado por praticamente todos os Marroquinos. O Espanhol é também muito falado no norte e no sul de Marrocos.

São muitos os territórios que foram ocupados pelos espanhóis na América. Vejamos: Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Honduras, Cuba, República Dominicana, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala e México.

Assim como Portugal, a Espanha foi um grande pioneiro nas navegações e, com isso, pôde colonizar o que foi chamado de Novo Mundo. Entre os espaços dominados, encontram-se os países que hoje conhecemos como Paraguai, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Equador, Peru e Bolívia.

Assim, quando Cristóvão Colombo liderou as esquadras espanholas pelo Ocidente acabou se deparando com terras até então desconhecidas pelos Europeus. Acreditando ter chegado ao Oriente, Colombo chamou os nativos com que teve contato de índios.

Assim, em 1956 a França foi obrigada a reconhecer a independência do Marrocos.

A França e a Espanha controlavam o Marrocos no início dos anos 1900 e, embora o Marrocos tenha se tornado independente em 1956, o francês continua sendo amplamente falado pelos marroquinos de todas as idades em grande parte do país. Ele funciona como a linguagem do governo, da diplomacia e dos negócios.

O árabe marroquino é conhecido como darija, um dialeto amplamente usado pelos marroquinos. O árabe moderno é mais usado pelo governo e para negócios formais. Este dialeto é exclusivo deste país e empresta algumas coisas dos idiomas berberes, bem como do espanhol e do francês.

Os povos berberes são provavelmente dos habitantes mais antigos do Norte de África, tendo sido mencionados em documentos egípcios do quarto milénio antes de Cristo. Organizados em tribos e dedicando-se à caça e à criação de gado, a sua arte tinha uma expressão geométrica e a sua religião era animista e zoolátrica.

Colonização Neerlandesa
Em 6 de Abril de 1652, Jan Van Riebeeck, da Companhia Holandesa das Índias Orientais, promoveu a colonização da região e fundou a Cidade do Cabo no extremo sul do continente, no sopé da Montanha da Mesa.

Haraam – Wikipédia, a enciclopédia livre.

islamismo

Governo: monarquia constitucional. Idiomas: árabe e berbere. Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras. População: 37.340.000 habitantes.

A África Portuguesa compreende os territórios que foram colonizados pelos portugueses durante o século XV-XVI no continente africano. Em consequência da expansão ultramarina foram dominados os territórios hoje pertencentes a Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

A Inglaterra, no seu domínio colonial, na era vitoriana, dominava a Índia (incluindo o Paquistão e Bangladesh), a Birmânia, a Malásia, a Austrália e Nova Zelândia e arquipélagos do Pacífico, o território africano entre o Cairo e o Cabo, detinha concessões na China, o Canadá e parte das Caraíbas.

Ou seja, o Reino Unido colonizou 74% do planeta. A França, colonizou cerca de 27% do mundo, seguida de Portugal 26%, Espanha 22% e Países Baixos 14%.

Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha.

Temor social. Preocupações econômicas e sociais também contribuíram fortemente para assegurar a unidade do Brasil. Segundo Graham, fazendeiros e homens ricos das cidades acabaram aceitando uma autoridade central por dois motivos: a ameaça de desordem social e o apelo de uma monarquia legítima.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.