Qual foi o país que colonizou a Angola?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 8 votos

No ano de 1483, a chegada de navegadores portugueses iniciou o processo de colonização do país. Desse modo, Portugal dominou a área atual de Angola por um sistema de colonização baseado principalmente no comércio de escravizados, sendo que muito deles eram negociados e transportados para o Brasil.

Com a chegada dos portugueses em Angola, no último quartel do século XV, havia uma alteração significativa no quadro político, econômico e cultural da região. Em 1482-3, a mando do reino português, Diogo Cão aportou na foz do rio Zaire, chegando pela primeira vez no atual território angolano.

O processo de colonização só começou em 1575, quando cerca de 400 colonos liderados por Paulo Dias Novais (1510-1589) fundaram a cidade de São Paulo de Luanda. Também se aliaram ao rei local Ngola Kiluanji Kiassamba e combatiam os rivais deste em troca de autorização para circular naquelas terra.

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas. A ocupação definitiva dos portugueses enfrentou resistência de todos esses povos listados.

Os portugueses chegaram a Moçambique em 1498 e a administração colonial foi instalada três anos mais tarde, ficando o território dependente do Estado da Índia até 1752. Em 1569, Moçambique foi elevada à condição de capitania-geral, englobando a região de Sofala e a do Monomotapa.

britânica

A colonização britânica
No final do século XVIII e meados do século XIX, os ingleses, com enorme poder naval e econômico, assumem a liderança da colonização africana.

Restava Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Goa, Diu, Damão, Macau e Timor-Leste, entretanto renegociado com os holandeses, a quem se cederam ilhas na região (Flores e Solor).

Colonização Neerlandesa
Em 6 de Abril de 1652, Jan Van Riebeeck, da Companhia Holandesa das Índias Orientais, promoveu a colonização da região e fundou a Cidade do Cabo no extremo sul do continente, no sopé da Montanha da Mesa.

Os colonizadores vieram de diversos países – França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo). Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e não estados nacionais.

Angola e Moçambique conseguiram a independência em 1975 e logo de seguida estes dois países instauraram um regime político pró-soviético, enquanto que em Portugal o modelo socialista pós-revolução era progressivamente abandonado, dando lugar a um regime democrático.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegarem à África – e os últimos a saírem. Entenda o que aconteceu nesse período de mais de 500 anos. Dizer que a presença de Portugal na África foi duradoura é um eufemismo.

As consequências mais recorrentes – identificadas em nossa leitura – e apontadas pelos três autores são: a destruição e o despovoamento dos quais o Ndongo foi vítima; a perda da autonomia governativa; o surgimento de novos Estados assentados no tráfico de escravos para as Américas; e o surgimento da figura de Nzinga ...

Angola foi uma colónia portuguesa que apenas abrangeu o actual território do país no século XIX e a "ocupação efectiva", como determinado pela Conferência de Berlim em 1884, aconteceu apenas na década de 1920. A independência do domínio português foi alcançada em 1975, depois de uma guerra de independência.

Luanda e Massangano (um posto-chave no interior, num grande cruzamento entre rios) foram fortificados, motivo pelo qual resistiram a um ataque de uma confederação de tribos angolanas contra a ocupação portuguesa, no primeiro quartel do século XVII.

A China já foi colonizada pelos europeus? Pode-se dizer que sim. A partir da metade do século XIX diversos países europeus, e depois o Japão, ocuparam e governaram diversas regiões da China. Foram as chamadas Concessões.

A colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses. Treze Colônias era o termo usado para definir as colônias britânicas situadas na Costa Leste dos EUA até que essas conquistassem sua independência. A primeira tentativa de colonização inglesa foi realizada pelo corsário inglês Sir Walter Raleigh.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Timor-Leste

A última colónia foi de facto Timor-Leste, na prática ocupada militarmente pela Indonésia. A diplomacia portuguesa teve um papel preponderante em pressionar para a autodeterminação do território. Mas Macau não era colónia, claro, mas sim uma cidade, um território chinês sob administração portuguesa até 1999.

A Guerra Ultramar se constituiu como o início do processo de descolonização da África: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique conquistaram a independência na década de 1960.

No final do séc. XV há uma penetração mercantil portuguesa, principalmente pela demanda de ouro destinado à aquisição das especiarias asiáticas. Inicialmente, os Portugueses fixaram-se no litoral onde construíram as fortalezas de Sofala (1505), Ilha de Moçambique(1507).

A África não foi totalmente dominada: dois países, Etiópia e Libéria, escaparam da colonização. A Etiópia não foi uma das vítimas do neocolonialismo, mas não foi por falta de tentativas. Por volta de 1880, a Itália era um dos países mais atrasados da Europa ocidental: ainda muito agrário, pobre, recém-unificado.