Qual foi o objetivo da construção da Torre de Babel?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

De acordo com o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, a Torre de Babel foi construída por descendentes de Noé, após o dilúvio. Segundo a história, o monumento teria sido criado para que os homens pudessem se comunicar com Deus, mas foi destruído porque o Todo Poderoso não gostava da soberba das pessoas.

O objetivo dessa construção seria impedir que as pessoas se espalhassem e tornar a torre famosa. Entretanto, Deus desceu dos céus para observar a cidade e, ao perceber o ocorrido, resolveu intervir na situação. Ele decidiu gerar grande confusão na humanidade ao criar diferentes idiomas.

Ninrode idealiza a construção da Torre de Babel - Gênesis.

A torre de Babel estaria hoje em algum lugar da Mesopotâmia
Todos os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis são unânimes em dizer que a Torre de Babel ficaria em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia.

A mensagem bíblica mais importante sobre a Torre de Babel diz respeito ao juízo de Deus que veio sobre aquele povo, trazendo a confusão das línguas e dando início a dispersão geográfica da humanidade e o surgimento das diversas culturas e variedades idiomáticas.

Deus, irado, convocou os habitantes do céu, que destruíram a torre e espalharam seus habitantes. A história não foi relacionada a um dilúvio ou confusão de línguas, embora Frazer conecte sua construção e a dispersão dos gigantes com a Torre de Babel.

Em Ur, Abrão viveu justamente no período em que a antiga língua suméria estava entrando em extinção para dar lugar ao acadiano, também conhecido como acádio ou assírio babilônico que era um idioma do tronco semita assim como o hebraico. Abrão, portanto, deveria falar fluentemente sumeriano e acadiano.

Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.

A famosa Torre de Babel é uma história existente na bíblia
De acordo com o livro de Gênesis 11,1-9, do Antigo Testamento, o local teria sido construído na Babilônia pelos descendentes de Noé com a intenção de eternizar os seus nomes. O propósito era fazer uma torre que chegasse ao céu.

"Babel” vem da raiz “BLL” que significa confusão ou mistura.

Esses templos, naturalmente, eram construídos em homenagem a diferentes deuses (os povos mesopotâmicos eram politeístas), e sua construção no zigurate cumpriria o propósito de afastar o povo dos templos.

A torre foi destruída e as pessoas ficaram a vaguear entre as ruínas, incapazes de se comunicar, pois cada um falava uma língua diferente, condenadas à incompreensão mútua. Na opinião do historiador, a nossa Torre de Babel caiu em 2010, com a entrada em cena dos algoritmos separando os universos e públicos.

A soberba dos homens em se empenharem na empreitada de alcançar o mundo dos deuses teria causado a fúria de Deus, que, em forma de castigo, teria causado uma grande ventania para derrubar a torre e espalhado as pessoas sobre a Terra com idiomas diferentes, para confundi-las.

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Na Bíblia, a origem da grande diversidade de línguas do mundo é tida como um castigo de Deus. Pelo texto bíblico, no princípio dos tempos, só se falava uma língua.