Qual foi o muro que Neemias reconstruiu?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

muro do Ferro II

Ussishkin sugeriu que Neemias reconstruiu o muro do Ferro II, na parte mais baixa da encosta oriental da Cidade de Davi (FINKELSTEIN, 2008, p. 508). Sobre a historicidade da reconstrução do muro de Neemias, talvez a principal pesquisadora seja a de Eilat Mazar.

Esse momento marcou um antes e um depois na história de Jerusalém. Embora a ideia de Tito fosse deixar a parede do muro ocidental de pé como símbolo da vitória de Roma sobre a Judéia, os judeus associaram isso à promessa de Deus de proteger uma parte do templo que simbolizava a sua aliança com o povo.

Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.

Neemias nos ensina a liderar sacrificialmente
A igreja precisa de pastores e líderes que se sacrifiquem pelo povo de Deus, e não que tirem vantagem deles. Vemos, em Neemias, um líder incomumente humilde que serve aos outros com um grande custo para si.

A parede, formada por pedras de calcário, é o que restou do chamado Segundo Templo de Jerusalém, na capital judaica, no lugar do original Templo de Salomão. O Primeiro Templo foi destruído pelos babilônios no ano de 586 a.C., e a nova construção se deu a partido do ano 516 a.C..

A confiança que Neemias teve em Deus o capacitou a reconstruir os muros da sua cidade amada em menos de dois meses e, assim, mudar a história de toda uma nação. Que o Senhor nos abençoe para que, por meio dEle, tenhamos coragem e força para reconstruir nossos sonhos.

A reconstrução do templo em Jerusalém é resultado de um avivamento espiritual. – Na sequência do estudo do período da formação da Comunidade do Segundo Templo para daí extrairmos lições sobre avivamento espiritual, analisaremos hoje a reconstrução dos muros de Jerusalém, nos dias de Neemias.

dois dias

Quando de sua chegada em Jerusalém, Neemias estudou secretamente a cidade à noite, formando um plano para a sua restauração; o plano foi executado com tamanha habilidade e ímpeto que todas as suas muralhas teriam sido finalizadas num período assombroso de cinquenta e dois dias.

Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus. 5. ADMITE e CONFESSA os seus PECADOS e os do povo.

Ao estudarmos Neemias 2, somos levados a refletir sobre a importância de se ter um coração comprometido com Deus e de se buscar Sua orientação em todos os momentos de nossas vidas. A atitude de Neemias em orar antes de falar com o rei e em reconhecer que a mão de Deus estava sobre ele é um exemplo para todos nós.

Qual foi a resposta do rei Artaxerxes ao pedido de Neemias? (Ver Neemias 2:6–8. O rei concedeu permissão para que Neemias fosse, forneceu-lhe guardas e uma escolta para sua segurança, além de autorizálo a usar a madeira das florestas para reconstruir os muros da cidade.)

Edificar um muro espiritual significa cercar a casa com a bênção de Deus por todos os lados, desde as portas até o lugar mais interno do lar, em cada detalhe de nossa intimidade e vida pessoal (Deuteronômio 6.6-12).

Construir de novo; edificar novamente; reedificar: reconstruíram a cidade após o furacão. Formar novamente; renovar: buscavam reconstruir a boa relação que tinham antes do divórcio. Voltar a possuir sua constituição original; refundir.

Neemias: Significa “aquele que Deus consola”, “confortado por Deus”. Tem origem no hebraico Nehemmiah, a partir da união da raiz n-h-m, que quer dizer “ele consolou, ele confortou”, mais o elemento Yah “Deus, Jeová, Senhor”.

Neemias, um exemplo de liderança na Bíblia
Para ele, importavam as mesmas coisas que importavam a Deus. Ele tinha uma vida muito tranquila na Babilônia. Era copeiro do rei, um cargo de muita importância. Logo, tinha grandes qualidades, era inteligente, com grande capacidade de liderança.

Oito vezes neste livro lemos que ele orou espontaneamente (2.4; 4.4-5, 9, 5.19; 6.14; 13.14; 22.29).

Neemias foi o homem designado por Deus para liderar a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos há décadas. Mesmo em meio a muitas perseguições e ameaças para cumprir sua missão, ele obteve grande sucesso devido ao seu caráter, sua vida de oração e temor Senhor.

Sob sua direção, foram reconstruídos os muros de Jerusalém. Contudo, “Neemias não se contentou simplesmente em erguer estruturas físicas, mas desejava também que seu povo fosse edificado espiritualmente” e ajudou os judeus a “assumir o controle de sua vida, suas terras e seu destino como o povo de Deus” (Modesto M.