Qual foi o movimento social mais importante do mundo moderno?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Apesar de estar presente de forma global, o movimento negro norte-americano, também conhecido como o movimento dos direitos civis americanos, é o mais conhecido.

Movimentos sociais tradicionais
Talvez o movimento social mais antigo seja a Queda da Bastilha, durante a Revolução Francesa.

Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade. Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888)

Surgimento dos movimentos sociais
Os movimentos sociais surgiram na época contemporânea com o objetivo de lutar pelos direitos dos trabalhadores assalariados, principalmente os operários de fábricas em sociedades industriais capitalistas.

Quais são os primeiros movimentos sociais?

  • Movimento Feminista;
  • Movimento Negro;
  • Movimento Estudantil;
  • Movimento Operário;
  • Movimento Ambientalista;
  • Movimento LGBTQIA+;
  • Movimentos indígenas;
  • Movimentos de Trabalhadores de diversos setores.

O professor Alain Touraine é um sociólogo francês conhecido por sua obra dedicada à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais. Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão "sociedade pós-industrial".

Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos:

  • Conjuntural: movimento que surge devido uma demanda específica e tem curto prazo (por exemplo as manifestações sobre o preço da passagem);
  • Estrutural: movimento que quer conquistar coisas a longo prazo (por exemplo os movimentos que lutam pelo fim do racismo).

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social camponês que surgiu em 1984, no Brasil. O objetivo do MST é realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

A História do Brasil é marcada por lutas e revoltas populares, desde o século XVI com a Confederação dos Tamoios (1562), passando pela Insurreição Pernambucana (1645), até a Inconfidência Mineira (1789), a Guerra de Canudos (1896), a Revolução Constitucionalista de 1932 e o Impeachment do ex-presidente Fernando Collor ...

Os movimentos sociais surgem nas primeiras civilizações, principalmente nas pólis gregas, em que o debate público era feito para decidir os próximos passos da população residente no local. O surgimento da esfera política, portanto, passa por uma necessidade de organizar a sociedade em que se vive para o bem público.

Podemos citar, dentre os movimentos sociais do século XX o Nacionalismo, que gerou fascismos e nazismo, por exemplo, a luta comunista, sob influência de Karl Marx, que provocou a revolução russa em 1918, os anarquistas sob influência de vários pensadores, como por exemplo Mikhail Bakunin, que atuavam em diversos países ...

A associação abolicionista de maior destaque da história brasileira foi a Confederação Abolicionista. Esse grupo foi criado por José do Patrocínio e André Rebouças, em 1883, e defendia uma abolição irrestrita e imediata, sem indenização para os senhores de escravos.

São formados por pessoas que procuram alcançar mudanças em um determinado contexto na sociedade. Grupos como os movimentos populares, sindicatos e ONGs (organizações não-governamentais) são exemplos de como os movimentos sociais podem se organizar.