Qual foi o movimento que antecedeu o realismo?

Perguntado por: izaganelli8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Em contraposição ao romantismo, movimento que antecedeu o realismo e cuja característica principal era a valorização da subjetividade e da sentimentalidade, o realismo privilegiou a objetividade e a racionalidade.

O conjunto de movimentos literários brasileiros são: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo.

Resumo sobre o realismo
O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia. Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo.

O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.

De modo genérico, é possível dizer que o Realismo foi influenciado pelas novas teorias científicas que surgiam na época, a saber:

  • Positivismo, de Comte;
  • Comunismo, de Marx e Engels;
  • Evolucionismo, de Darwin;
  • Determinismo, de Taine.

Contemporâneo das escolas realista e naturalista, o parnasianismo é um herdeiro das escolas cientificista, determinista e positivista do último quarto do século XIX.

Contexto histórico do realismo no Brasil
Quando o Realismo surge no Brasil em 1881, o País passava pelo processo do abolicionismo, um movimento que tinha surgido na Europa e promoveu o fim da escravidão brasileira em 1888.

Características do pré-modernismo
É entendido como um período literário brasileiro que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo. Por isso, é possível encontrar, nas obras dessa época, características de estilos passados, como: parnasianismo, realismo, naturalismo e simbolismo.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

Quinhentismo (século XVI)
Primeiro movimento literário do Brasil, o Quinhentismo surge no início do século XV sendo marcado pela chegada dos portugueses ao Brasil.

Os principais fatos históricos e correntes científicas que permearam o movimento realista são: Revolução Francesa. Marxismo. Darwinismo.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

resgate do objetivismo com descrições detalhadas; sugerem a representação fiel da realidade; apontam falhas e propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições; substituem os heróis românticos por pessoas limitadas e comuns.

Flaubert

Conhecido pelo estilo objetivo, marcado pela análise psicológica, a ironia e a crítica sociopolítica, Flaubert é considerado o pai do realismo na França, movimento artístico e literário que surgiu no século 19. Em 1838, aos 16 anos, o escritor lançou a sua primeira obra autobiográfica, Memórias de um louco.

O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. Ilustração do próprio autor, Gustave Flaubert, para o livro Madame Bovary, umas das obras-primas do Realismo.

Machado de Assis

Machado de Assis
Ele foi poeta, dramaturgo, cronista, romancista, jornalista, crítico literário e contista. Machado de Assis é considerado o pai do realismo no Brasil. Esse título lhe foi dado, pois no ano de 1881 ele publicou a primeira obra considerada realista no Brasil. "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Dessa forma, os escritores realistas buscaram deixar de lado o lirismo, e emoção e o sentimentalismo, e passaram a demostrar a realidade de forma concreta, sem subjetivismo e idealizações.

O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.

O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

A literatura realista faz críticas aos valores burgueses e as instituições da época, como o casamento e a igreja. Alguns temas explorados desse universo são: a hipocrisia, a fraqueza humana, o egoísmo, a falsidade, os adultérios, o casamento por interesse, a impotência do ser humano diante das instituições, etc.