Qual foi o mascote da Copa de 1966?

Perguntado por: mbelchior4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Willie

Willie. Willie foi o primeiro mascote de copa do mundo da história, em 1966. Neste ano, a copa do mundo foi na Inglaterra e, principalmente por isso, o mascote escolhido foi um leão, símbolo da Grã-Bretanha.

World Cup Willie (1966)
Inaugurando a tradição de mascotes da Copa do Mundo, Willie trouxe um símbolo bem característico do Reino Unido na edição do evento de 1966, sediada na Inglaterra: um leão.

2. Juanito (1970) Na Copa seguinte, realizada no México, o mascote eleito foi Juanito Maravilla, um menininho vestido com as roupas e cores da bandeira mexicanas.

Top 5 Mascotes da Copa do Mundo

  1. 1 – Fuleco – Brasil (2014) Por votação popular o querido tatu-bola Fuleco foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. ...
  2. 2 – Zakumi – África do Sul (2010) ...
  3. 3 – Zabivka – Rússia (2018) ...
  4. 4 – Striker – EUA (1994) ...
  5. 5 – Footix – França (1998)

Este era Juanito, o mascote da Copa do Mundo da FIFA no México em 1970. Com efeito, Juanito seguiu quatro anos após a Copa do Mundo Willie como o segundo mascote do torneio.

Willie (1966, Reino Unido) – leão que vestia um uniforme de futebol com a bandeira da Inglaterra, acompanhada da frase “World Cup 66”, ou “Copa do Mundo 66”. Juanito Maravilla (México, 1970) – representava um garoto trajado com as cores do uniforme da seleção mexicana.

Seleção Inglesa de Futebol

A Seleção Inglesa de Futebol é organizada pela Football Association, a instituição que administra o futebol na Inglaterra, e representa a nação nas competições internacionais de futebol da FIFA e da UEFA, como a Copa do Mundo e a Eurocopa.

Fuleco

Fuleco (Brasil, 2014) – representava um tatu-bola, animal típico da fauna brasileira e também ameaçado de extinção. Zabivaka (Rússia, 2018) – Com as cores da bandeira da Rússia, representava um lobo-cinzento, espécie de predador ameaçada de extinção no país.

Durante os anos, vários fatores foram apontados como responsáveis pela queda precoce, dentre os quais o envelhecimento dos bicampeões mundiais que fizeram parte do grupo, casos de Gilmar, Bellini, Djalma Santos, Pelé e Garrincha, a presença de dois bons rivais na chave, a "caça" em campo aos principais craques ...

A final foi disputada pela Inglaterra, que havia eliminado Portugal e a Argentina; e a Alemanha Ocidental, que eliminara a União Soviética e o Uruguai. A partida foi realizada em 30 de julho às 15h, no Estádio de Wembley em Londres, com um público estimado em 98 000 pessoas.

A Seleção foi dirigida pela segunda vez por Vicente Feola e os capitães foram Orlando Peçanha e Bellini. O Brasil foi eliminado na primeira fase e terminou na 11ª colocação.

Na edição de 1974, sediada na Alemanha, o público foi apresentado a dois mascotes da Copa do Mundo: Tip e Tap. Gauchito pode até parecer nome de mascote brasileiro, mas foi, na verdade, o símbolo da Copa de 1978, sediada na Argentina. Naranjito é o diminutivo da palavra “naranja”, que significa laranja em espanhol.

Dois garotos, Tip e Tap, foram os mascotes da Copa de 1974, em gesto que foi encarado como um símbolo de união esportiva entre as duas Alemanhas, a Ocidental e a Oriental, na época separadas.

1978 – Argentina
Na Copa da Argentina, a mascote escolhida também foi um garotinho, o Gauchito. O nome é uma abreviação do termo “gaucho”, usado para designar o homem do campo nos países latino-americanos.

Cachorro dos Estados Unidos é considerado o pior mascote da história da Copa do Mundo. Desde 1966, a Copa do Mundo conta com um mascote que representa o país-sede da competição. Em 1994, nos Estados Unidos, um cachorro sorridente foi escolhido como o personagem daquela edição, mas não fez muito sucesso.

Ela foi projetada pelo escultor francês Abel Lafleur e feita de prata esterlina banhada a ouro em uma base de mármore branco e amarelo.

O Coelho, do América-MG, o Fura-Cão, do Athletico, o Galo, do Atlético-MG, o Super-Homem, do Bahia, o Cachorro, do Botafogo, o Touro, do Bragantino, o Mosqueteiro, do Corinthians, o Vovô Coxa, do Coritiba, a Raposa, do Cruzeiro, o Dourado, do Cuiabá, o Urubu, do Flamengo, o Guerreiro, do Fluminense, o Leão, do ...

Naranjito

Naranjito. Uma laranja, vestida com o uniforme da seleção espanhola. Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo.

Mascotes de outras Copas

  • Zabivaka (Rússia -2018) (Crédito: Reprodução) ...
  • Fuleco (Brasil- 2014) (Crédito: Reprodução) ...
  • Zakumi (África do Sul – 2010) (Crédito: Reprodução) ...
  • Goleo VI – (Alemanha – 2006) (Crédito: Divulgação) ...
  • Kaz, Ato e Nik (Japão e Coreia do Sul – 2002) ...
  • Footix (França – 1998) ...
  • Ciao – (Itália – 1990)

Desde que começou a usar o uniforme amarelo, a partir da Copa do Mundo de 1954, a Seleção Brasileira passou a ser conhecida como Canarinho. Agora, o apelido personificou-se no mascote Canarinho, presente nas partidas do Brasil.