Qual foi o maior tornado registrado no Brasil?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos
  • Tornados mais severos registrados no Brasil.
  • – Itu, setembro de 1991: Com ventos de cerca de 300 km/h, derrubou um obelisco de 100 toneladas, arrastou carros por 700 m e provocou 15 mortes.

Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, teve o mais recente, em 2020. Outros dois foram registrados em Unaí e na Represa de Três Marias, em 2019.

Segundo a meteorologista Lais Alves Santos, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), apesar de raro, há, sim, registros de três tornados no estado. Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, teve o mais recente, em 2020. Outros dois foram registrados em Unaí e na Represa de Três Marias, em 2019.

Nos EUA, em média, cerca de 1.200 tornados são registrados a cada ano. Outros lugares onde esses fenômenos ocorrem com frequência são as províncias canadenses de Alberta, Manitoba e Saskatchewan, o nordeste do México, Bangladesh, Reino Unido, o norte da Argentina, o sul do Brasil e o sudoeste da Rússia.

Um tornado F0 ou EF0, o mais fraco da categoria, danifica árvores, mas não estruturas de grande porte.

A INFORMAÇÃO É FALSA! A previsão de chuva forte para a cidade do Rio é por causa da influência no tempo causada pela passagem de uma frente fria pelo oceano. Não há nenhuma previsão de tornado para o Rio de Janeiro.

Tornado é um redemoinho de ventos girando com muita velocidade que se forma em condições especiais num ambiente de tempestade muito forte. Diferente de um furacão ou de um tufão, tornados têm duração de 10 minutos a 1 hora e diâmetro médio de 2 km.

315 km/h

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Os ciclones extratropicais são comuns em regiões como a Europa, América do Norte e Ásia, mas também podem ocorrer em países como o Brasil. Esses ciclones costumam se caracterizar por fortes ventos, chuvas intensas e até neve, dependendo da região.

Um tornado atingiu o município de Sangão, em Santa Catarina, nesta sexta-feira 13, causando estragos por toda a cidade.

Temporada 2023 de furacões começa com expectativa de “quase normalidade” no Atlântico. Começou a temporada de furacões no Oceano Atlântico, fenômeno climático que ocorre anualmente, entre junho e novembro, na região que abarca Caribe e Estados Unidos.

O Atlântico Sul não apresenta temperaturas maiores que 26ºC próximo à costa brasileira, o que impede a ocorrência de furacão. No Brasil, as massas de água oceânicas não apresentam temperaturas maiores que 26ºC, sendo essas registradas especialmente na Região Nordeste do país.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

Tornado é um fenômeno atmosférico associado a uma nuvem de tempestade e condições muito instáveis de tempo. É caracterizado por um funil formado a partir de ventos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão. Quando o funil toca o solo, o fenômeno recebe o nome de tornado.

No entanto, em casos de tornados mais fortes, o melhor a fazer é tentar se afastar utilizando cruzamentos perpendiculares à trajetória esperada do ciclone. Caso não haja rotas de escape, a ação recomendada pode parecer contraintuitiva.

Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar. Tornado F2: Velocidades de vento entre 181 e 252 km/h.