Qual foi o maior rei da Inglaterra?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Elizabeth II foi a segunda monarca com o maior reinado do mundo, ficando atrás apenas do rei Louis XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.

Segundo o site oficial da família real britânica, George 3° teve "surtos graves de doença" até ficar "permanentemente enlouquecido" em 1810.

Ivã IV

Ivã, o Terrível. Durante 14 anos, Ivã IV, o Terrível, como ficou conhecido, foi o grão-príncipe de Moscou até a fundação do Czarado da Rússia, em 1547, continuando seu reinado até sua morte em 1584.

Nabucodonosor

Governando por 43 anos, Nabucodonosor foi o rei da dinastia caldeia que teve reinado mais duradouro. Na época de sua morte, Nabucodonosor era o governante mais poderoso do mundo conhecido.

1. Luís 14 da França. Conhecido como Rei Sol, Luís 14 reinou por 72 anos e 110 dias. Ele assumiu a coroa francesa em 14 de maio de 1643, aos quatro anos, o que explica em parte seu impressionante reinado, o mais longo da história.

A história da Rainha Charlotte é pouco conhecida e frequentemente negligenciada nos registros históricos. No entanto, sua importância é inegável.

Mas, quem teria sido o primeiro rei da história? Segundo a lenda, o rei Sargão de Akkad estava destinado a governar, assim estabelecendo o primeiro império do mundo. Isso aconteceu há mais de 4.000 anos na Mesopotâmia.

A formação da Inglaterra
Foi no ano de 1066 que a Inglaterra começou seu processo de unificação e formação, graças a derrota do anglo-saxão Haroldo II pelo francês Guilherme, Duque da Normandia, durante a Batalha de Hastings. Guilherme então se tornou rei, sob o título de Guilherme I.

A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.

A Inglaterra é o território mais extenso e mais povoado do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século X a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos Romanos entre 43 d.C. e princípios do século V.

Foi uma época difícil para o rei, que admitiu não ter dormido mais do que duas horas por noite durante esse período e claramente estava tendo dificuldades em tomando decisões sobre as nomeações de seus primeiros-ministros e governos", escreve Timothy J. Peters, autor do estudo.

Não era esperado que Elizabeth (ou Elizabete) fosse rainha da Inglaterra, pois ela tinha dois meios-irmãos: Maria e Eduardo. Ambos subiram ao trono inglês, mas morreram sem herdeiros e por isso, Elizabeth foi declarada rainha em 1558, após o falecimento da rainha Maria I.

Carlos I

A pena foi a decapitação, que ocorreu em janeiro de 1649, em frente ao palácio de Whitehall, em Londres. A decapitação de Carlos I foi a primeira execução de um monarca europeu após uma ordenação e julgamento a mando de um Parlamento, e não por qualquer disputa interna das cortes.

Os reis mais loucos da história

  • Luís II (1845-1886) Extremamente tímido e introspectivo, Luís II se tornou rei da Baviera em 1864. ...
  • Sultão Mustafá (1592-1639) ...
  • Ana da Rússia (1693-1740) ...
  • Justino II (520-578) ...
  • Carlos VI, o louco (1380-1422) ...
  • Ivan IV, o Terrível (1530-1584)

Quando Elizabeth I morreu sem deixar descendentes diretos, herdou o trono da Inglaterra o rei da Escócia, Jaime VI Stuart, que tomou o nome de Jaime I da Inglaterra (1603-1625).

rei Luís Filipe de Portugal

Rei Luís Filipe
O rei Luís Filipe de Portugal divide o recorde de líder político a ter servido o menor período como rei.

Cleópatra foi uma das rainhas mais poderosas de todos os tempos. Além disso, ela foi a última rainha do Egito Antigo e era conhecida por sua inteligência e astúcia política.

Apesar de ter renunciado aos privilégios da realeza, o príncipe Harry ainda permanece na fila de sucessão do trono britânico (veja mais abaixo).