Qual foi o maior placar do Brasil?

Perguntado por: vmatos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A maior goleada da Seleção Brasileira na Copa do Mundo ocorreu em 1950, em casa. No Maracanã, o time, que seria vice-campeão do torneio, derrotou a Suécia por 7 a 1, pela primeira rodada do quadrangular final daquele Mundial. Ademir marcou quatro gols, Chico fez outros dois e Maneca também balançou as redes.

1 - Áustria 7x5 Suíça (26/6/1954)
Os 12 gols marcados no jogo estabeleceram um recorde em Copas do Mundo.

Esse recorde é de Hakn Sukur, em 2002. O Turco marcou aos 11 segundos pela Turquia, em jogo contra a Coreia.

A maior goleada da história do futebol agora é 149 a 0. O placar absurdo aconteceu em partida da primeira divisão da liga de Madagascar. O Adema foi o vencedor, mas o elástico resultado só foi possível porque o adversário, o Stade Olympique l'Emyrne (SOE), tratou de chutar bolas contra o próprio gol.

O 7 a 1 rubro-negro também entrou para a lista das maiores goleadas de times brasileiros na história da competição. O Santos de Pelé é o responsável pelo maior "passeio" verde-amarelo pela América, com um sonoro 9 a 1 diante do Cerro Porteño na campanha do título de 1962.

Em 1983, quando também levou cinco gols, o Flamengo havia sofrido sua maior goleada, quando para o Grêmio por 5 x 1 no Olímpico, em Porto Alegre, na fase semifinal.

A edição com mais gols da história da Seleção Brasileira foi com o esquadrão de 1970. No tricampeonato, o time comandado por Zagallo marcou 19 vezes, em seis jogos.

Chegou mais próximo do título em 2021, quando perdeu a final para Lionel Messi e a Argentina por 1 a 0, em pleno Maracanã. Ao todo, Neymar soma 704 jogos na carreira, 435 gols e 256 assistências.

Com gols de Richarlison, Neymar, Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, o Brasil venceu o primeiro tempo por 4 a 0 e igualou a marca do time de 1954, no Mundial da Suíça, que fez o mesmo placar contra o México.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o único jogador de futebol a ganhar 3 Copas do Mundo. Participou de 4 edições e foi campeão em 1958, 1962 e 1970. O “rei do futebol” finalizou sua carreira em 1977, com 1.282 gols durante sua atuação como atleta profissional.

Decisivo na partida final contra a França, o argentino Lionel Messi ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo 2022.

Na terminologia do futebol, uma manita, ocorre quando um futebolista faz, no mesmo jogo, cinco gols (golos), apesar de haver várias divergências quanto a uma manita válida. São computados os gols feitos no tempo regulamentar, acréscimos ou prorrogação, sendo apenas para alguns essa a condição de ser uma manita válida.

No Brasileirão 2022
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o gol mais rápido - por enquanto - saiu dos pés de Wanderson, do Internacional, em jogo contra o Flamengo. O atacante precisou de 44 segundo de jogo no Beira-Rio para abrir o placar na partida da 11ª rodada.

O belo voleio de Richarlison, logo na estreia da equipe na Copa do Mundo, foi eleito o gol mais bonito do Mundial, em votação popular organizada pela própria Fifa.

Neymar marca com apenas 14 segundos de jogo na vitória do Brasil sobre Honduras pela semifinal do futebol masculino no Rio 2016.

Peñarol-URU 11×2 Valencia-VEN (1970)
A maior goleada da história da Libertadores aconteceu em 1970, no famoso estádio Centenário. Naquele ano, o Peñarol do Uruguai não tomou conhecimento do Valencia e enfiou 11 gols, sendo três de Pedro Rocha, que viria a se tornar grande ídolo do São Paulo.