Qual foi o maior impacto ambiental no Brasil?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

rompimento da Barragem do Fundão

Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana. O rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro, resultou na morte de 19 pessoas e na contaminação do rio, do solo, do mar e a destruição da flora.

A barragem do Fundão em Mariana, Minas Gerais, rompeu em 5 de novembro de 2015. A tragédia é considerada um dos principais desastres ambientais da história do país, com mais de 50 milhões de metros cúbicos de lama lançados na bacia hidrográfica do Rio Doce.

Em 5 de novembro de 2015 o Brasil passou pela sua maior tragédia ambiental com o rompimento da barragem de fundão em Mariana da Empresa Samarco.

A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está relacionado às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento das inundações, vendavais, ciclones, granizos e deslizamentos de terra.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Em 5 de dezembro de 1952, acontecia o Big Smoke, nevoeiro que causou grande poluição atmosférica na cidade de Londres e matou milhares de pessoas.

A Grande Inundação do Rio Amarelo (Huang Ho) 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Desastres ambientais no Brasil

  1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987) ...
  2. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, 2000) ...
  3. Rompimento da barragem em Mariana (Minas Gerais, 2015) ...
  4. Rompimento da barragem em Brumadinho (Minas Gerais, 2019)

3 resposta(s) O primeiro grande desastre, causado pela industrialização foi o nevoeiro na Inglaterra, em 1952.

Indústrias que mais poluem o meio ambiente: 3 exemplos

  • Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos. ...
  • Indústria alimentícia. ...
  • Indústria petroquímica.

Dentre os principais impactos ambientais causados pelo homem, podemos ressaltar o aumento da poluição atmosférica, diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

O dia do desastre
No dia 5 de novembro de 2015, aproximadamente às 15h30, aconteceu o rompimento da barragem de Fundão, situada no Complexo Industrial de Germano, no Município de Mariana (MG).

Há 60 anos, no dia 17 de dezembro de 1961, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi palco do maior incêndio já registrado no Brasil. O fogo, que consumiu as instalações do Gran Circo Norte-americano, deixou 503 mortos, entre eles, 300 crianças.

O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que matou 503 pessoas; [3] [4] e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na ...

A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII foi ponto de partida para grandes mudanças no planeta.

A política ambiental brasileira iniciou sua trajetória a partir da década de 1930, quando foram dados os primeiros passos na elaboração de normativos pioneiros afetos à gestão dos recursos naturais, tais como o Código de Águas e o Código Florestal, ambos instituídos em 1934.

Os impactos ambientais no Brasil surgiram desde o desmatamento para extração do pau-brasil pelos portugueses durante a colonização. Os impactos começaram a se agravar entre 1930 e 1970, com a industrialização e urbanização. Contudo, no país as políticas ambientais demoraram a surgir.

O que é impacto ambiental? Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.