Qual foi o maior genocídio do século 20?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Publicado em 20/02/2018 - 07:00 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília. No dia 20 de fevereiro de 1941 instalou-se o Holocausto, que foi o genocídio ou o assassinato em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos.

No Brasil, o genocídio foi reconhecido como crime a partir da Lei no. 2.889 de 1956. O caso mais famoso, em termos de repercussão internacional, de um genocídio julgado no Brasil diz respeito ao chamado “massacre de Haximu”, perpetuado por garimpeiros contra a população indígena Yanomami.

As mais de 300.000 mortes por coronavírus no Brasil são "o maior genocídio" na história do país, denunciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual afirmou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, deveria "pedir perdão".

Foi Mao Tsé-tung, responsável pela morte de 77 milhões de chineses. Em termos relativos, no entanto, o líder mais sanguinário foi Pol Pot, ditador do Camboja entre 1976 e 1979.

Genocida é quem extermina uma raça, uma religião, uma etnia. Até hoje no Brasil morreu 0,3% da população.

O genocídio armênio é considerado pela grande maioria da Comunidade Internacional como o primeiro ato de extermínio sistemático de um grupo étnico da história recente.

Massacre de Columbine

Naquela ocasião, um homem de 20 anos matou 26 ... O Massacre de Columbine foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, [3] [4] uma área não incorporada de Jefferson County, no Colorado, Estados Unidos.

Considerado à época como o maior massacre em escolas brasileiras até então, a tragédia em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, deixou 12 crianças mortas. O crime foi cometido por um ex-aluno de 23 anos que levou dois revólveres à Escola Municipal Tasso da Silveira e disparou contra os alunos, todos de 13 a 15 anos.

O genocídio dos hererós e namaquas ocorreu no Sudoeste Africano Alemão, onde hoje se localiza a Namíbia, entre 1904 e 1907, durante a partilha de África. É considerado o primeiro genocídio do século XX.

Edson Kayapó, escritor, ativista no movimento indígena, ambientalista e doutor em Educação; Luana Hansen, rapper, MC e ativista dos direitos das mulheres; João Pedro Stédile, membro da direção nacional do MST; Sheila de Carvalho, jurista e membro da Coalizão Negra por Direitos.

O genocídio dos povos indígenas no Brasil existe desde os tempos da colonização portuguesa, com a implementação do cultivo da cana-de-açúcar na costa brasileira. Esse processo consistiu no extermínio das populações indígenas, tanto pelos conflitos violentos, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus.

Segundo o Cimi, 167 índios foram mortos no período FH. O número subiu para 452 no governo Lula (2003-2010), um crescimento de 170,7%. O secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto, criticou o ritmo de demarcação das terras indígenas nos governos petistas, menor do que o observado nos governos tucanos.

O documento agora revelado pelo UOL comprova que a gestão Bolsonaro tinha ciência do cenário que provocou morticínio e subnutrição dos yanomamis, inclusive crianças. Um servidor da Funai sobrevoou parte do território yanomami em 25 de maio de 2022.

Procurado pela reportagem, Bolsonaro não comentou o tema. Antes, Bolsonaro escreveu em aplicativo de mensagens que a denúncia sobre a crise yanomami era "farsa da esquerda" e argumentou que seu governo levou atenção especializada para territórios indígenas.

Colônia de Barbacena

No Brasil, um dos mais emblemáticos é o caso do Hospital Colônia de Barbacena (MG), que ficou conhecido como o “holocausto brasileiro”.

Você já ouviu falar sobre o holocausto brasileiro? Ele aconteceu aqui em Minas Gerais, precisamente na cidade de Barbacena, entre os anos de 1930 e 1980.

Segundo o livro Holocausto Brasileiro, lançado em 2013 pela jornalista Daniela Arbex, o descaso que acompanhava a política de internação compulsória para pacientes com transtornos mentais em manicômios resultou na morte de cerca de 60 mil pessoas, expostas ao frio, à fome e à tortura.

Hitler

Hitler foi o líder do Partido Nazista alemão na década de 1930 e suas ações culminaram na Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história. Foi responsável pelo genocídio de oito milhões de pessoas, em sua maioria judeus.

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.