Qual foi o maior educador de toda a Grécia?

Perguntado por: esampaio4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.

Dando um salto no tempo vou me ater a um período de grande efervescência mas igualmente distante “apenas” 400 anos antes de Cristo, na época em que viveram, na Grécia, os grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles e o que eles pensavam sobre a educação.

O processo de formação dos jovens gregos se dava por meio da disputa e da concorrência. Acreditava-se que este era o caminho para o desenvolvimento do homem. Este tipo de formação era conveniente para o estado, pois nos combate era o herói que glorificava e dava relevância ao seu Estado.

Paulo Freire

1. Paulo Freire. Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores que já existiram.

Jesus Cristo, o maior educador da história em todas as épocas, Independentemente de crença e religião, falamos sobre o Jesus histórico que ao longo do tempo adquiriu centenas e centenas de seguidores.

A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural.

Em Atenas dava-se uma grande importância à educação, de tal forma que era a Eclésia ou Assembleia do povo que, por voto, elegia os encarregados da educação dos jovens entre os dezoito e os vinte anos, chamados efebos.

Tales

Esses são os pré-socráticos. E o homem que dá largada à tentativa de explicar tudo por um princípio criador, considerado o primeiro filósofo, foi Tales (640-545 a.C.), que viveu em Mileto, na Jônia (região da Ásia Menor). Seus seguidores formaram o primeiro grupo de pensamento, conhecido como a Escola Jônica.

Sócrates

Sócrates
Sócrates (469-399 a.C.), apesar de não ser o primeiro filósofo, é conhecido como o “pai da filosofia”.

Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles.

A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que tem começo as primeiras idéias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental.

A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.

Até cerca dos 7 anos, meninos e meninas eram educados no ambiente doméstico. Ali recebiam a influência das mulheres da casa, de algum escravo e até do avô paterno, já livre de responsabilidades. O chefe de família era o pai, um cidadão com mais de 30 anos que, no entanto, pouco se envolvia na vida familiar.

A educação formal grega era principalmente para homens e não escravos. Em algumas poleis, foram aprovadas leis para proibir a educação de escravos. Os espartanos também ensinavam música e dança, mas com o objetivo de melhorar sua capacidade de manobra como soldados.

Os primeiros educadores brasileiros podem ser considerados os padres jesuítas, que chegaram ao país em 1549. Eles tinham a missão de catequizar os povos nativos e propagar a fé cristã no novo território do reinado português. Na época, a educação era restrita às crianças do sexo masculino.

Platão

O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.

Por isso, neste Dia do Pedagogo separamos uma lista com 5 educadores que marcaram a história e são referência para quem trabalha com pedagogia.

  • Maria Montessori. Na Itália, foi a primeira mulher a se formar em medicina. ...
  • Anísio Teixeira. ...
  • Maria Nilde Mascellani. ...
  • Lev Vygotsky. ...
  • Paulo Freire.