Qual foi o maior ditador brasileiro?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Humberto Castelo Branco

Castello Branco
Morte18 de julho de 1967 (69 anos) Fortaleza, Ceará, Brasil
Nacionalidadebrasileiro
ProgenitoresMãe: Antonieta Alencar Castello Branco Pai: Cândido Borges Castello Branco
Alma materEscola de Comando e Estado-Maior do Exército

1 de abril de 1964

A Ditadura Militar foi um regime autoritário que vigorou 21 anos no Brasil. Teve início em 1964, por meio de um golpe civil-militar, e encerrou-se em 1985, com a vitória de Tancredo Neves para a presidência.

Adolf Hitler

Os maiores ditadores do história: Adolf Hitler Adolf Hitler foi chegou ao poder por vias democráticas: no ano de 1933, ele se tornaria chanceler da Alemanha. Os tiranos que aterrorizaram o mundo.

Mao Tsé-tung

Qual ditador matou mais em todos os tempos? Em números absolutos, o maior matador foi o ditador chinês Mao Tsé-tung, que mandou nada menos que 77 milhões de compatriotas para o além. Por ...

A história da república brasileira teve dois momentos de ditadura: o Estado Novo (1937-1945) e o Regime Militar (1964-1985).

Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi uma ditadura brasileira instaurada por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou politicamente até 29 de outubro de 1945, e formalmente até 31 de janeiro de 1946.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.

Os principais motivos do golpe foram econômicos. Um presidente cujas propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite. Foi o que aconteceu. A partir de então, instalou-se um regime que muitos historiadores chamam de complexo burguês-militar.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção.

Assim, o motivo oficial do por que os militares tomaram o poder em 1964 foi a segurança nacional, para evitar que o país entrasse no bloco socialista, que era mal visto.

Durante os chamados anos de chumbo, assim como na ditadura Vargas (período denominado Estado Novo ou República Nova, em alusão à República Velha, que findava), houve a prática sistemática da tortura contra presos políticos - aqueles considerados subversivos e que, alegadamente, ameaçavam a segurança nacional.

Em 2022, este número caiu para 32, enquanto, na outra ponta, o número de governos ditatoriais saltou para 33. Entre eles estão China, Irã, Haiti e Síria.

Pessoa que reúne em si, temporariamente, e em circunstâncias excepcionais , todos os poderes públicos. 2. [Figurado] Pessoa autoritária, despótica. Origem etimológica:latim dictator, -oris.

Adolf Hitler

Adolf Hitler (1889-1945)
O mais terrível dos ditadores, assim Hitler é conhecido por uma enorme parcela da população. Com uma fala sedutora, o político fundou o partido Nazista, que prometia trabalho e melhores condições de vida e pretendia instaurar uma caça à judeus, marxistas e estrangeiros.

Em termos relativos, no entanto, o líder mais sanguinário foi Pol Pot, ditador do Camboja entre 1976 e 1979.

Incontáveis mortes
Porém, estudos nesse campo indicam que o líder de assassinatos no mundo todo tenha sido o chinês Mao Tsé-Tung, fundador da República Popular da China. Foi ele quem governou o país de 1949 até sua morte em 1976, remodelando a nação asiática para ser uma potência comunista mundial.

Os estudantes organizados tiveram um papel político de luta fundamental contra a ditadura militar. Foram às ruas protestar, participar de passeatas, integraram movimentos de luta armada, distribuíram panfletos, lutaram, enfim, contra o sistema repressivo vigente naquele momento.

de 1964 a 1985

Resumo sobre Ditadura Militar do Brasil
Foi um regime civil-militar brasileiro que durou de 1964 a 1985 em sua fase mais recente. Foi comandada por cinco generais — Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e João Figueiredo.

Basicamente, existem dois tipos de ditaduras comuns hoje: as militares e as socialistas. As ditaduras militares ocorrem quando as forças militares tomam o poder, normalmente com o uso de seu próprio arsenal bélico.