Qual foi o maior crime ambiental do Brasil?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Hoje faz seis anos do maior desastre ambiental do Brasil. No dia cinco de novembro de dois mil e quinze, a barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu e devastou diversas comunidades às margens do rio Doce. Mais de cem afluentes e até o mar foram contaminados.

rompimento da barragem da Vale

O rompimento da barragem da Vale, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), é o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Até o momento é também o segundo maior desastre industrial do século XXI.

Sete anos após o pior desastre ambiental da história do Brasil, o rompimento da barragem da Vale, BHP e Samarco em Mariana, Minas Gerais, nenhum dos 26 acusados foi punido. Atualmente, 15 réus já foram considerados inocentes e restam apenas 11.

O dia do desastre
No dia 5 de novembro de 2015, aproximadamente às 15h30, aconteceu o rompimento da barragem de Fundão, situada no Complexo Industrial de Germano, no Município de Mariana (MG).

Extrair de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente, sem prévia autorização, pedra, areia, cal ou qualquer espécie de minerais: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais.

A responsabilidade de defender e preservar o meio ambiente, para as gerações futuras, é do poder público e da coletividade. Desta forma, os artigos da lei elucidam diversas sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades consideradas nocivas ao meio ambiente e à saúde humana.

R$ 50,00

A aplicação de sanções administrativas em caso de infração ambiental encontra-se inserida no dever-poder de fiscalização do IBAMA, tendo seu suporte nos arts. 5º, XLVI, e 225 da Constituição Federal, na Lei Federal 9.605/98 e ainda no Decreto 6.514/08.

LEI No 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e da outras providencias.

Acidente de Bhopal

4) Acidente de Bhopal, na Índia
Cerca de 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de pesticidas, na Índia, e causaram o maior desastre industrial da história do mundo, conhecido como “O Desastre de Bhopal”.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

A Lei 9.605/98, também conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, foi criada durante o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e foi responsável por determinadas modificações no Direito Ambiental Brasileiro.

Segundo o levantamento da companhia, de 1902 a 2021, constavam na base de dados mais de 15 mil desastres. Desses, 251 ocorreram no Brasil e causaram a morte de cerca de 13 mil pessoas.

1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987)

Entre os eventos adversos, as secas e estiagens foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 40% dos problemas ambientais no Brasil em 2022. Já as fortes chuvas, as enxurradas, as inundações e os alagamentos representam, juntos, 15,7% das ocorrências.

Em 1956, a origem da doença de Minamata foi esclarecida. Cerca de 5.000 pessoas foram atingidas. Além das vítimas que ficaram com sequelas graves, estima-se que o número de mortos tenha chegado a 900 pessoas. Minamata ficou conhecido como um dos maiores desastres ambientais do planeta.

Cristais como: Ametista, Água-marinha, Citrino, Fluorita, Quartzo rosa e Quartzo esfumaçado, por exemplo, perdem a cor se passarem muito tempo expostos ao sol, então, se for energizar algumas dessas pedras no sol, deixe por 30 minutos nas primeiras horas da manhã.

Alguns cristais que não podem lavados com sal grosso: (além das que não podem ir na água): halita, selenito, gesso, rosa do deserto, aqua aura quartzo (tratado), âmbar, azurita, topázio, pedra da lua, opala, selenita, coral vermelho e crisopázio, crisocola.

Alguns cristais que não devem ficar imersos em água e expostos ao Sol. Pirita, Angelita, Selenita, Malaquita, Enxofre, Cianita, Turquesa, Ametista, Lápis Lazúli, Quartzo Rosa, Crisocola, Hematita.

Hoje, o pau-brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. Seu uso é permitido apenas para fabricação de arcos de violinos.