Qual foi o maior ataque dos Anonymous?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Um dos casos mais emblemáticos foi em 2008, quando ocorreram uma série de protestos chamada Projeto Chanology, em que Anonymous aparecem protestando mascarados presencialmente no local. Além disso, foi publicado um vídeo que ganhou muita fama na época, já que seria da autoria da pessoa líder do Anonymous.

Quais as principais 'batalhas' do Anonymous? O grupo se pronunciou sobre a morte do cidadão negro que foi sufocado até a morte por um policial branco nos Estados Unidos, em maio de 2020. O assassinado gerou grande revolta e deu ainda mais força ao movimento “Black Lives Matter”.

Hector Xavier Monsegur é residente em Nova Iorque e era uma das figuras de maior destaque do grupo “Anonymous”.

Em uma "segunda leva" de ataques, o ministro da Economia, Paulo Guedes; o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Michele Bolsonaro, primeira dama da República e Olavo de Carvalho, tido como "ideólogo" de Jair Bolsonaro, foram atacados e tiveram dados pessoais expostos.

Número 1: Record TV. Recentemente a Record TV acionou as autoridades e especialistas em tecnologia para investigar o ataque de ransomware sofrido em outubro. A emissora teve seu acervo de conteúdos sequestrados no ataque e, de acordo com os funcionários, não se sabe ao certo como essa invasão foi possível.

Kevin Mitnick
Conhecido como o hacker mais famoso de todos os tempos, Kevin Mitnick ganhou a reputação por invadir uma série de sistemas computacionais de diversas empresas.

No quadro geral, China e Estados Unidos ocupam os dois primeiros lugares da lista de países com mais cibercriminalidade. As duas nações são responsáveis por cerca de 76% do total de ataques registrados, com 66,5% para os chineses e 18,4% para os norte-americanos.

Em algum dia de 1999, o general Wanderley Abreu atendeu um telefonema de um colega de mesma patente que dizia ter recebido uma ligação de uma major da Aeronáutica dos Estados Unidos questionando sobre um tal Abreu, que teria invadido o sistema de segurança da Nasa, a agência espacial americana, via internet.

Quem foi o primeiro hacker da história? John Draper, também conhecido como Captain Crunch, é frequentemente citado como o primeiro hacker. Ao invés de ter muitas ferramentas de alta tecnologia à sua disposição, ele conseguiu fazer tudo com um apito de brinquedo de um pacote de cereal!

Anon+

O Anonymous, grupo hacker que ganhou notoriedade nos últimos meses com uma série de ataques contra empresas, anunciou a criação de sua própria rede social, batizada de Anon+.

Conti

Conti. Autointitulado maior grupo hacker do mundo, o Conti surgiu na Rússia em 2021 e, segundo estimativas, já extorquiu mais de US$ 180 milhões (R$ 939 milhões).

Dois dos principais grupos hackers atualmente, o Conti e o REvil, começaram 2022 desfalcados, fruto da prisão de diversos membros dos coletivos criminosos. Ambos são conhecidos por trabalharem com ransomware, modalidade de golpe que bloqueia o acesso a dados e sistemas de empresas e instituições mediante um pagamento.

Na noite desta segunda-feira (1), o grupo de ativistas do Anonymous no Brasil vazou supostos documentos de cidadãos ligados a Jair Bolsonaro, com informações do próprio presidente, sua família e assessores — os dados não foram confirmados por todos, mas as reclamações e os pedidos de investigação levam a crer que sim.

Abayomi: Nome feminino, "encontro feliz".

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Grupo Anonymous, (Anônimo, em inglês) foi criado em meados de 2003 e é um tipo de Comunidade virtual com o propósito de entretenimento, Ciberativismo e Vigilantismo na Internet.

Wanderley de Abreu Júnior
Um dos maiores hackers do Brasil ele um pouco após, trabalhou em um sistema de navegação espacial e em outro relacionado a criptomoedas. Já na pandemia, criou o Mercado Gaia, que auxiliou no escoamento da safra de alimentos e serviu de apoio para várias comunidades carentes durante a crise.