Qual foi o maior asteroide que passou perto da Terra?

Perguntado por: umartins6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

asteroide 2023 DZ2

O asteroide 2023 DZ2 se aproximou da Terra, neste sábado, passando a "apenas" 172,9 mil quilômetros, em uma distância menor do que a que nos separa da Lua (384,4 mil km). Além de impressionar pela aproximação, este foi também o maior asteroide a passar "perto" do planeta desde 2019 (com cerca de 50 metros de diâmetro).

meteorito do Bendegó

O meteorito do Bendegó, também conhecido como Pedra do Bendegó ou simplesmente Bendegó, é um meteorito que foi encontrado em 1784 no sertão do estado da Bahia, região da atual cidade de Monte Santo. Com 5 360 quilos, é o maior siderito já achado em solo brasileiro.

Trata-se do meteorito Santa Filomena, que caiu na cidade de mesmo nome em Pernambuco e pesa 2,82 kg.

Um novo estudo de pesquisadores da Nasa revelou que as chances de um asteroide colidir com a Terra e nos levar ao mesmo destino dos dinossauros é muito maior do que se pensava anteriormente.

24 de maio

Espera-se que o 2023 CL3 passe pelo planeta em 24 de maio deste ano, a uma distância de pouco menos de 6 milhões de km. A previsão é que será possível ver o asteroide apenas com telescópios, mas a distância é considerada relativamente pequena em termos espaciais.

O cometa Halley é um dos mais famosos cometas periódicos que podem ser vistos a olho nu da superfície terrestre. A sua passagem ocorre a cada 75 ou 76 anos. A última passagem desse cometa na Terra aconteceu entre 1985 e 1986.

No entanto, outras estimativas indicam um tamanho entre 9 e 10 quilômetros de diâmetro. Já uma pesquisa do Imperial College London mostrou um tamanho de 17 km de diâmetro. O que importa é que, independente do tamanho, era um asteroide gigante e causou um estrago avassalador.

Asteroide com US$ 10.000.000.000.000.000.000 em ouro
Localizado entre Marte e Júpiter, orbitando o Sol, o asteroide é praticamente uma estrutura inteira feita de ouro e metais.

Um grupo de pesquisadores, em busca de fragmentos provenientes do Universo durante uma exaustiva expedição à Antártica, encontrou um grande meteorito de quase 8Kg e com décadas de idade.

A última visualização de um meteoro tão brilhante no Brasil ocorreu em fevereiro de 2023 no sul do país nas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O meteoro, chamado 2023 FM, viaja numa velocidade de 54 mil km/h. De acordo com os cientistas, o asteroide não tem chances de colidir com o planeta e passará a cerca de 3 milhões de km da superfície terrestre, o que é uma distância considerada "próxima" para escalas espaciais.

Objeto brilhante que riscou os céus do Brasil em 19 de junho de 2023 não era um meteoro. Um brilho intenso que pôde ser visto nos céus de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás (incluindo Brasília) chamou a atenção nessa segunda-feira 19 de junho de 2023.

asteroide Bennu

O asteroide Bennu é um dos mais “ameaçadores” em nosso sistema solar. Graças à visita de uma espaçonave da Nasa, os cientistas têm agora uma compreensão muito maior do asteroide, próximos movimentos mais perto da Terra – e se ele poderia impactar nosso planeta.

Segundo ela, objetos com mais de 50 metros já são capazes de causar tsunamis e causar um estrago na Terra. A Nasa classifica como Objetos Potencialmente Perigosos aqueles que podem se aproximar a uma distância mínima de interseção da órbita terrestre inferior a 0,05 au (unidade astronômica) — ou 7.480.000 quilômetros.

De acordo com a Nasa, a agência espacial dos EUA, um asteroide de 2 quilômetros de diâmetro já faria um estrago colossal, e a cada um milhão de anos um asteroide assim pode cair na Terra. As chances de você ser vitimado por um corpo extraterrestre durante sua vida é de uma em 40 mil.