Qual foi o jogador que inventou o drible da vaca?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O drible da vaca é aquele em que o jogador em frente ao marcador toca a bola para um lado e passa pelo adversário do outro, retomando o controle da bola mais à frente. Quem inventou esse drible foi Eduardo Amorim, jogador do Cruzeiro e do Corinthians, na década de 70 e 80.

Grandes jogadores realizaram esses movimentos de forma combinada em diversas Copas do Mundo. Mas a história por trás é mais profunda do que o imaginado. Criado em 1930, foi resultado de um esporte majoritariamente branco, contexto do qual nenhum jogador negro era respeitado.

Drible da vaca é uma jogada no futebol que ocorre quando o jogador dribla o seu adversário tocando a bola por um lado e passando por ele pelo outro. Assim, o adversário fica sem saber se fica atento à bola que passa por um lado, ou ao adversário, que passa pelo outro.

Quando o adversário dava o bote, ele puxava a bola para o outro lado, fazendo um movimento giratório semelhante ao que a vaca faz ao mexer o rabo. Alguém batizou o lance de “drible do rabo de vaca”, que acabou simplificado para “drible da vaca”.

Foram os ingleses que criaram a maioria das regras que conhecemos hoje. O ano que oficializa esse acontecimento é 1863, quando a Football Association foi fundada. Um dos nomes importantes na criação da associação é o do ingês Ebenezer Cobb Morley (1831-1924), visto por muitos como o pai do futebol moderno.

Leônidas da Silva

Leônidas da Silva, também conhecido apenas como Leônidas, foi um futebolista e técnico brasileiro. Conhecido também como "Homem-Borracha" ou "Diamante Negro", é considerado um dos mais importantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do século XX.

AS BOLAS DE FUTEBOL AO LONGO DOS TEMPOS
Sabe-se que o jogo chinês tsu chu, criado por volta de 2500 a.C., foi o precursor do futebol. Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha.

Origem do Hocus Pocus. Muito utilizado no futebol de rua ou no freestyle, o elástico de letra é um drible típico brasileiro. Mas não se sabe ao certo quem o inventou. Porém, decerto, foi o nipo-brasileiro Sérgio Echigo quem inventou o elástico comum, aperfeiçoado pela lenda Rivellino.

Garrincha, a lenda do futebol brasileiro foi apelidado de “Rei do Drible”, e apropriadamente.

Ficou famosa por causa de jogadores brasileiros como Robinho, Ronaldo e Denilson.

Mantenha o controle sobre a bola
Uma das partes fundamentais do drible é ter controle e domínio da bola, uma vez que conseguir carregá-la pelo campo oferece ao jogador a oportunidade de fazer bons passes e finalizações.

A caneta consiste em passar a bola no meio das pernas do adversário e recuperá-la atrás dele. Na maior parte das vezes, a melhor forma de dar uma caneta é fintar o adversário ao fazê-lo abrir as pernas para que a bola tenha espaço para passar.

Origem do termo
No jargão futebolístico brasileiro, dar uma caneta (ou passar uma caneta) é o ato de passar a bola entre as pernas de um adversário.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo.

O cruzamento é um passe longo feito por cima com objetivo de alcançar o gol. Você pode fazer um cruzamento parado ou em movimento.

Drible da vaca
Ele pode ser executado dando dois toques em R1 (no PS) ou RB (no Xbox) e exige apenas uma estrela de habilidade.

Além disso, na Inglaterra há o Sheffield FC, que foi fundado em 24 de outubro de 1857, que é o clube mais velho do mundo e está na disputa de uma das ramificações da oitava divisão nacional.

Não se sabe ao certo quando a alcunha "país do futebol" foi dada ao Brasil, muito embora há quem especule que isso tenha acontecido após a edição de 1970 da Copa do Mundo, quando levantamos a taça do tricampeonato.

Porém, quem imortalizou e tornou mundialmente conhecida a bicicleta foi um jogador brasileiro negro: Leônidas da Silva.