Qual foi o jejum de Elias?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Elias – 40 dias (I Reis 19,8); Cristo – 40 dias (Lucas 4,2); Paulo – 3 dias (Atos 9,9). Estas pessoas depois do período de jejum sem alimentarem-se e passando noites em oração, voltavam desses fortalecidos, dispostos como se tivessem gasto estas horas dormindo.

Então, o que Ester fez? Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e…

Elias obedeceu. Comeu o pão, bebeu e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus, com a esperança de ver Deus face a face e ele certamente receberia a recompensa por seu esforço, lealdade e fidelidade.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

O jejum pode ser visto como uma ferramenta de permissão para escutarmos os nossos corpos. A maioria das pessoas está comendo demais e pode ser libertador se dar conta de que você não precisa comer tanto assim. Você tem permissão de observar os sinais do seu corpo e agir de acordo com o que você precisa de verdade.

Elias – 40 dias (I Reis 19,8); Cristo – 40 dias (Lucas 4,2); Paulo – 3 dias (Atos 9,9). Estas pessoas depois do período de jejum sem alimentarem-se e passando noites em oração, voltavam desses fortalecidos, dispostos como se tivessem gasto estas horas dormindo.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

“Também vos dou um mandamento de que continueis em oração e jejum a partir de agora.” Eis o conselho do Senhor. (D&C 88:76) Jejuar sem orar é simplesmente passar fome por 24 horas.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Na edição de 1971 do The Guinness Book of Records, o jejum de 382 dias de Barbieri foi reconhecido como o mais longo registrado. Em 1973, Dennis Galer Goodwin entrou em greve de fome por 385 dias, mas foi alimentado à força durante este período.

Ou seja, a prática é conhecida como jejum intermitente. Mesmo sendo chamado de dieta, esse estilo de jejum é, na verdade, uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados de jejum e alimentação regular. Pois, o objetivo é melhorar a composição corporal e saúde geral.

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de […]

Afinal, ninguém melhor do que ele para descrever a sua dor e o seu medo. Sentado embaixo de uma árvore, Elias orou a Deus dizendo: “'Já basta, Senhor', disse ele. 'Tira minha vida, pois não sou melhor que meus antepassados que já morreram'” (1 Rs 19.4).

Então disse ele: Volta sete vezes.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Versículo-chave: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

A oração nos fortalece em Deus; a esmola (obras de caridade) “cobre uma multidão de pecados”; e o jejum fortalece o nosso espírito contra as tentações da carne e do espírito, nos liberta e abre para os valores superiores da alma.

Na época do velho testamento, Moisés e Elias jejuavam (verÊxodo 34:28;I Reis 19:8). Para os israelitas, o jejum era frequentemente usado para certas ocasiões ou para pedir ajuda divina. Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4).

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.