Qual foi o Jardim Suspenso da Babilônia?

Perguntado por: lcrespo6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O mais antigo e conhecido são os Jardins Suspensos da Babilônia, que foram supostamente construídos por ordem do antigo rei da babilónia, Nabucodonosor, para sua esposa preferida, Amitis que, sendo persa, afirmava sentir falta da sua montanhosa terra natal.

Jardins Suspensos da Babilônia atualmente
Porque não existem mais. Hoje em dia, há apenas ruínas nos possíveis locais em que ele teria existido. Então, todas as imagens e os desenhos que você verá aqui foram criados por especialistas, com base em dados e informações construídas a partir da história.

Os jardins eram compostos de seis terraços que foram construídos como andares, dando a ideia de serem elevadiços — daí surge a ideia de serem “suspensos”. Estima-se que cada andar tinha cerca de 120 m², apoiado por grandes colunas.

Nabucodonosor

O mais antigo e conhecido são os Jardins Suspensos da Babilônia, que foram supostamente construídos por ordem do antigo rei da babilónia, Nabucodonosor, para sua esposa preferida, Amitis que, sendo persa, afirmava sentir falta da sua montanhosa terra natal.

1) O Jardim do Éden Estava Localizado no Oriente.

Segundo os primeiros registros encontrados por pesquisadores, os jardins teriam sido encomendados por volta de 600 a.C. por Nabucodonosor, rei da Babilônia, para uma de suas esposas. A estrutura fora construída às margens do rio Eufrates – atual região do Iraque.

Nabucodonosor, que ali reinou durante 42 anos (604-562 a.C.), sitiou Jerusalém, espoliou a região, estuprou mulheres, assassinou crianças, incendiou o templo e promoveu o êxodo do povo judeu, levando-o para um cativeiro que durou 49 anos (587-538 a.C.).

Uma das realizações mais famosas de Nabucodonosor foram os Jardins Suspensos, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Acreditava-se que Nabucodonosor havia construído os jardins para sua esposa, Myitis de Medes. Ela cresceu em meio às montanhas verdes e achava difícil ajustar-se às planícies quentes da Babilônia.

Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.

Grande Pirâmide de Gizé

A Grande Pirâmide de Gizé
A única Maravilha do Mundo Antigo sobrevivente ao tempo segue de pé no norte do Egito. Construída por volta de 2.500 a.C. como tumba do faraó Quéops da quarta dinastia, é a maior das três pirâmides de Gizé.

Jardins Suspensos da Babilônia
Alguns afirmam que o rei Nabucodonosor II construiu o monumento em homenagem a sua esposa Semíramis, que sentia saudades das montanhas de suas terras. O monumento foi feito com seis montes de terra artificiais, possuindo terraços arborizados suspensos por enormes colunas.

Babilônia foi o nome da capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que atualmente é o Iraque.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Quando estiveram sob o domínio babilônico, os hebreus sofreram uma deportação forçada de sua terra natal para os domínios da cidade da Babilônia e lá se tornaram escravos. Um desses escravos foi o profeta Daniel, cujo livro contém detalhes imprescindíveis para a compreensão desse evento.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

A árvore da vida 'real'.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Os Jardins Suspensos da Babilônia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo, porém, muitos historiadores questionam sua existência pelo fato de não haver indícios arqueológicos e registros escritos sobre essa construção além dos registros feitos pelos gregos.

Nabucodonosor. Coube a Nabucodonosor transformar a Babilônia em um importante centro cultural. Também é nesse período que surge o conjunto arquitetônico formado pelos Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel, cuja referência está no Velho Testamento.

Resposta: Eles foram construídos em homenagem a uma das esposas de Nabucodonosor (rei da Babilônia) que queria voltar para sua terra cheia de jardins, pois ali ela não se sentia bem pela falta da natureza.