Qual foi o impacto da reforma protestante para a sociedade?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Tal como o Renascimento Cultural, que teve amplo impacto no âmbito das artes e da ciência na Europa, a Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso.

Algumas de suas principais contribuições foram: o retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; o fato de que a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas sim o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que tinha o objetivo de trazer a renovação da Igreja. A Reforma teve início na Europa Central, ocorreu no século XVI e seu líder foi Martinho Lutero. Através deste movimento, várias igrejas foram criadas, e estas se declararam fora da autoridade do Papa.

Na visão econômica, a Reforma produziu pessoas diferentes, modificando o conceito de vocação e o ampliando para qualquer outra área além da vida sacerdotal.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo.

E a Reforma, por sua vez, trouxe o fomento e o desenvolvimento do mundo moderno tal como o conhecemos hoje. Gerou dádivas desfrutadas ainda hoje, como a liberdade do indivíduo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia. Aconteceram também mudanças nas leis, no casamento e na família.

As mudanças foram em dois âmbitos: a disciplina e a doutrina. Reiterando algumas dos questionamentos feitos pela Reforma, como a crença na tradução original da Bíblia, o Concílio confirmou que os ensinamentos não constavam somente na palavra da Bíblia, mas também na tradição da Igreja Católica.

“Um dos maiores legados da Reforma Protestante foi a abertura para a livre interpretação da Bíblia. Enquanto a Igreja Católica sustentava que só o clero — intermediário entre os homens e Deus — podia interpretar adequadamente a Bíblia, Lutero dizia que, para descobrir seu sentido, não era necessária a ajuda de padres.

Dinamizou o movimento reformista através de novos princípios, completando e ampliando a doutrina luterana. Determinou que não houvesse nenhuma imagem nas igrejas, nem sacerdotes paramentados. A Bíblia era a base da religião, não sendo necessária sequer a existência de um clero regular.

Com os ideais protestantes, toda a população começou a ter acesso às verdades da Bíblia e à liberdade que o cristianismo tem a oferecer: uma nova forma de viver a obra de Cristo.

Ela influenciou tanto a língua alemã, como teve efeitos também sobre a música e a arte, deu impulsos importantes ao setor educacional e criou as bases para a participação social e política, para o conceito do cidadão emancipado.

O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências. Martinho Lutero era um monge da ordem católica dos agostinianos, nascido em Eisleben, em 1483, na Alemanha.

Além da consolidação da Reforma Protestante na Europa, este período marca um importante deslocamento nas estratégias coloniais portuguesas, qual seja, a instalação de certa tensão entre os rumos da ocupação econômica do território brasileiro, por um lado, e as estratégias de cristianização, por outro, o que irá ...

A Reforma Protestante – que completa hoje 501 anos – exerceu um papel decisivo na modificação da cultura política europeia ao impulsionar alianças e inimizades entre príncipes, a formulação da mentalidade livre individualista, a valoração da consciência moral, a noção de tolerância, a liberdade de culto, entre outras ...

Consequências da Reforma Protestante
A Reforma Protestante modificou a religião cristã e a política europeia. Importante ressaltar que a intolerância e a perseguição religiosa ocorreu tanto nos países de maioria católica quanto nos países protestantes.

Foi a doutrina que iniciou a Reforma Protestante na Europa. O surgimento do luteranismo se deu em um contexto de descrédito em relação à Igreja Católica por suas práticas e dogmas. A questão das indulgências foi o que motivou Lutero a manifestar-se contra a Igreja.

Cerca de 100 mil pessoas morreram durante os conflitos. Thomas Müntzer foi uma dessas pessoas, sendo decapitado em Mühlhausen, em 1525.

As teses da nova religião construídas por Martinho Lutero estimulavam os indivíduos a uma busca constante por melhorias profissionais e econômicas, a liberdade, o dinamismo e o empreendedorismo somados trariam novos espaços para inovação e para o crescimento econômico, com ganhos para todos os integrantes da sociedade, ...