Qual foi o grande erro de Ezequias?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ezequias mostrou toda a riqueza para um povo inimigo. O seu erro derribou tudo o que havia conquistado ao abrir as portas de Jerusalém aos babilônicos. Ele não soube proteger seus tesouros mais valiosos.

Ezequias errou por não atentar às palavras do seu Deus. Deus sempre advertiu o povo a não fazer aliança com outros povos para não se contaminarem com suas idolatrias.

Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

Ezequias venceu a batalha sem precisar que seu exército empunhasse a espada. Uma grande vitória! Depois disso vem a sua doença, o que nos mostra que uma vitória não significa o fim da batalha. Nem sempre, por se perder uma batalha, perde-se uma guerra.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.

O sinal era que a sombra retrocederia dez graus. Mas isso implicava fazer que a sombra fosse para trás, em sentido contrário ao que ocorre com o pôr do sol.

9 E ouvindo ele dizer a respeito de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo: 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá, dizendo: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.

Ezequias assumiu o trono aos 25 anos de idade e “fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai.

Foi justamente o que aconteceu com Rei Ezequias, quando foi afrontado por Senaqueribe, rei da Assíria.

De fato, Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia registra que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou Seu povo.

O fato é que Ezequias estava enfermo e um dos sintomas era uma úlcera – vs 7 – no entanto, ninguém sabe que doença mortal era aquele do rei. A sua morte estava decretada e não haveria cura, mas Ezequias orou ao Senhor que o ouviu e ele foi curado.

Ezequias viveu em torno de 715 AC e seus pais se chamavam Abi e Acaz. Este profeta tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isto desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus.

O reinado de Ezequias
Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo. Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida. Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão quando o reino ainda estava unificado.

O orgulho doentio cega a pessoa para as suas verdadeiras limitações, além de passar uma imagem desagradável para os outros. Alimentar esse tipo de orgulho é como viver em relacionamento abusivo consigo mesmo.

1-5 Esta seção expressa a profundidade do amor de Deus por seu povo. Uma vez que o amor não pode ser forçado, somente aqueles que voltassem para o Senhor seriam beneficiados com as bênçãos da aliança. Bíblia de Estudo Andrews.

Acaz, tornou-se rei de Judá por ocasião do falecimento de seu pai Jotão (735 ª. C), e por volta de 400 ª. C, o Egito toma conhecimento desse relógio solar. A medição do tempo, através das sombras logicamente pelas suas limitações quanto a precisão, fomentava uma natural busca ao seu aperfeiçoamento.

No geral, Isaías 38 é um capítulo que enfatiza o poder e a fidelidade de Deus em trazer cura e libertação. Serve como um lembrete de que aqueles que confiam em Deus e buscam sua misericórdia serão finalmente abençoados.

"1 Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás." (2 Reis 20, 1).

Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim: — Ó SENHOR Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse.