Qual foi o final de Jacó na Bíblia?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Antes de morrer, Jacó entrega destino de cada um dos filhos no fim de "Gênesis" Os últimos capítulos de "Gênesis" reservam a morte emocionante de Jacó (Petrônio Gontijo). O pastor vai se reunir aos seus antepassados depois de reencontrar José (Juliano Laham) e viver durante 17 anos no Egito.

1644 a.C., Egito

Depois que Jacó morreu, seu corpo foi embalsamado no Egito. Após um período de luto, ele foi levado e sepultado na terra da Canaã, de acordo com seu desejo. Com a morte do pai, os irmãos de José temeram que este procurasse se vingar deles pelas injustiças que lhe haviam feito no passado.

Depois de tudo que Israel/Jacó passou com o seu sogro Labão, as suas esposas Lia e Raquel, e por último o seu irmão gêmeo Esaú, foi só os seus filhos crescerem para ele sofrer com eles também. Ninguém tem filhos pensando que eles vão crescer e contribuir com o seu sofrimento, pelo contrário.

Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do judaísmo e outras religiões. Sua história é contada no texto Gênesis, a primeira passagem da bíblia. Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.

Jacó percebe que parte do rebanho sumiu e se enfurece ao entender que foi enganado por Labão mais uma vez. Durante a noite, ele recebe uma mensagem de Deus e conta a Lia sobre seu significado. Ao invés de se abater diante dos problemas, ele decide encará-lo de outra forma!

Igualmente, o modo como Labão fez Jacó servir por mais sete anos se assemelha muito ao modo como Jacó convenceu Esaú a lhe vender sua primogenitura. Isso nos mostra a veracidade do texto que diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

setenta dias

O luto por Jacó (Gênesis 50:1-14)
O texto bíblico relata como José sentiu profundamente a morte de seu pai (Gênesis 50:1). Depois José ordenou que os médicos egípcios embalsamassem o corpo do seu pai. Esse processo levou quarenta dias, e o período de luto durou setenta dias (Gênesis 50:2,3).

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome.