Qual foi o fim de Xerxes?

Perguntado por: ovarela8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Após essa derrota, Xerxes fugiu de volta para Pérsia, onde mais tarde morreu assassinado.

Xerxes, ou Assuero, era o rei que, na época de Neemias, parecia ser tão cordial com Neemias e os judeus. Talvez o motivo disso tenha sido o que aconteceu no livro de Ester. Se não fosse pelo que aconteceu em Ester, talvez não houvesse o livro de Neemias!

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Xerxes foi um importante rei persa que governou entre os anos de 486 a.C. a 466 a.C..

Segundo o Antigo Testamento, Ester era a esposa do rei da Pérsia Xerxes I.

Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade. Vasti é reconhecida hoje como uma das grandes mulheres da história, e um grande exemplo. Ela não aceitou seguir o fluxo da sua época.

12 meses

Ester é feita rainha
Ao fim do período de 12 meses, todas as moças foram chamadas à presença do Rei. Ester, devido sua grande formosura que encantou e impressionou o rei Assuero, é coroada, então, a nova rainha. Uma coisa ela precisava esconder, porém, em obediência ao seu primo Mordecai.

O rei Assuero foi o governante da Pérsia entre 486 e 465 a.C. Ele é mais conhecido como Xerxes, seu nome grego, pelo qual aparece em relatos extrabíblicos, sendo que é apenas no livro de Ester que ele é mencionado como Assuero.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

Faleceram nas Termópilas cerca de dois mil Gregos (muito mais que os míticos trezentos Espartanos); porém, antes de caírem mortos, os Gregos infligiram um elevado número de baixas no exército persa (dezenas de milhares de homens), isto para além de reterem a sua marcha durante vários dias; os homens e o tempo perdido ...

Ester teve que manter sua identidade judaica em segredo.
A pedido de Mardoqueu, Ester não revelou sua herança judaica a ninguém, por isso manteve sua identidade em segredo, mesmo depois de se tornar rainha (ver Ester 2:10, 20).

Ela foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I).

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado.

Na verdade, Assuero talvez não indique um nome próprio, mas um título real significando algo como “majestade”. Nesse caso, então a designação “filho de Assuero” pode simplesmente apontar que ele, Dario, era descendente de família real.

Depois de Niklaus, Esther e Mikael tiveram mais três filhos: Kol, Rebekah e Henrik.

As forças de Xerxes provavelmente somavam mais de 120 mil homens em terra e cerca de 1.000 navios, uma escala de mobilização que os gregos nunca tinham visto. A única chance da resistência helênica era usar o terreno da Grécia em seu favor.

1) Ela era incrivelmente bonita e agradável.
Ester era “uma jovem extraordinariamente bela” (SDA Bible Dictionary, 341-343). Como você viu na história dela, o rei Assuero se sentiu atraído por ela “mais do que por qualquer outra mulher” (Ester 2:17, NVT).

Vasti negou-se a atender a ordem do rei, que era seu marido. Este ficou enfurecido, nele acendendo “sua ira” na melodiosa linguagem desse belo texto. O rei socorreu-se de seus conselheiros (sábios que entendiam dos tempos, isto é, da vida secular e real).