Qual foi o fim de Prometeu?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Resumo. O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.

Prometeu era um dos titãs, uma raça gigantesca, que habitou a terra antes do homem. Ele e seu irmão Epimeteu foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas as faculdades necessárias à sua preservação. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu de examiná-la, depois de pronta.

Prometeu tentou oferecer a parte mínima para os deuses olímpicos, mas Zeus não aceitou, pois desejava o bocado maior. Assim sendo, o filho de Jápeto lhe concedeu este capricho, mas ao se dar conta de que havia sido ludibriado, Zeus se enfurece e subtrai da raça humana o domínio do fogo.

Resumo. O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.

Antes de ser castigado, Prometeu avisou seu irmão Epimeteu para que não aceitasse nenhum presente vindo dos deuses. Mas Epimeteu acabou se casando com Pandora, uma bela mulher que foi dada a ele como oferenda dos deuses e que trouxe muitos males à humanidade.

Com pena dos homens, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o devolveu a eles, que agora eram livres para cuidar da sobrevivência. Quando soube da traição, Zeus ficou furioso e decidiu se vingar. A vingança contra os homens faz parte de uma outra história, a da caixa de Pandora, que fica para um outro dia.

Como a caixa guardava lembranças com a intenção de sempre recordar-las ao "dono", Pandora sempre se sentia triste. Tentou destruir a caixa para ver se ela se esquecia do fato, mas não funcionou, a caixa era fruto de um grande feitiço, que a impedia de ser destruída. Pandora então, aos 36 anos, se matou.

Como castigo, Zeus o condenou: ele seria acorrentado no alto do monte Cáucaso, onde, todos os dias, um corvo dilaceraria um pedaço do seu fígado. O castigo seria eterno, uma vez que o fígado é o órgão com maior poder de regeneração do corpo humano. Todo pedaço que o corvo arrancasse estaria recuperado no dia seguinte.

Jápeto

Significado de Prometheus
Qual o significado do nome Prometheus: “SENSATO”.

Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, aonde uma ave viria comer seu fígado. Toda noite seu fígado se regeneraria e a ave voltaria no dia seguinte pra lhe comer o fígado novamente. Para castigar os homens, Zeus ordenou que o Deus das Artes, Hefesto, fizesse uma mulher parecida com as deusas.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Prometeu teve uma pesada pena por haver roubado o fogo divino e o ter dado aos homens. Foi Júpiter quem ordenou que Prometeu fosse agrilhoado a uma monta- nha, onde todos os dias uma águia ia comer-lhe o fígado que, diariamente, se rege- nerava.

Na caixa, segundo a mitologia grega, era possível encontrar todos os males da Terra como miséria, pobreza, contenda, morte, vícios, inveja, entre outras coisas. Existia uma única coisa positiva dentro dela, a esperança.

Prometeu enganou Zeus, fazendo com que o deus comesse ossos e gordura em vez da melhor carne durante uma refeição no Monte Olimpo. Zeus ficou zangado e retirou o fogo para que o homem tivesse de comer a sua carne crua.

Foi considerada a deusa mais doce de todas e a ela é atribuída a arte de construir casas e, por isso, é também a deusa da arquitetura. Com o símbolo de uma chama de lareira, Héstia era adorada pelos gregos uma vez que representava a proteção.

Embora soubesse que não deveria abrir a caixa, Pandora não resistiu a curiosidade. Quando ela desobedeceu a recomendação de Zeus, libertou todos os males que estavam contidos dentro daquele baú. Estando arrependida do seu ato, fechou a caixa, de maneira que a esperança ficou presa.

Herácles

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

Era Tétis, uma das Nereidas – as ninfas do Mar Mediterrâneo, filhas de Nereu, o Velho do Mar. Zeus se apaixonou na hora. Passou a cortejá-la e descobriu que a paixão era mútua.

Continuar lendo Como Prometeu morreu?