Qual foi o fim de Mical esposa do rei Davi?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

Mical, filha de Saul, casou com Davi mas não teve filhos. Ainoã (não confundir com outra Ainoã, que foi esposa de Saul) teve: Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Abigail

Abigail (viúva de Nabal) - Segunda esposa de Davi e mãe de Quileabe (também conhecido como Daniel). Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e avarento que desafiou o rei Davi. Assim, Quando Nabal morreu Davi se casou com a viúva. Ela foi a primeira esposa de Davi.

Amnom

Amnom: filho de Davi com a esposa Ainoã, Amnom é assassinado pelo irmão Absalão. A vingança do rapaz é devido a um abuso que Amnom comete contra a própria irmã deles, Tamar, filha de Davi com Maaca, após se apaixonar pela bela moça. Absalão: Absalão também não termina a história bíblica bem.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

“E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.” Essa mulher carregava uma raiz de amargura profunda na alma, pela dor da rejeição. A amargura fechou o coração dela e fez com que perdesse a sensibilidade e morresse estéril, como consequência de uma alma violentada pelos erros do pai.

Mical era idólatra. Todavia, o amor que sentia por Davi era propósito de Deus.

Segundo os relatos, foi a mais lasciva. Em seu divertido livro Só Deus Sabe, em que conta de forma romanceada a história de Davi, o escritor americano Joseph Heller diz que, de todas as mulheres que Davi teve, Betsabá foi a única que gozava.

Ele teve 8 (oito) esposas cujos nomes foram mencionados na Bíblia e muitas concubinas ( 1 Crônicas 3 ). Das oito mulheres de Davi, cinco eram solteiras quando casaram com ele e três já haviam sido casadas. São elas: Abigail, Ainoâ e Bate-Seba.

Além do mais, é claro em 2 Samuel 6.23 que Mical definitivamente não teve filhos. A filha mais nova de Saul fora dada a Davi, já que Merabe, sua irmã, não se empolgou em tê-lo como marido. Essa atração de Mical por Davi, o novo herói de Israel ao derrotar Golias, despertou em Saul ocasião para levá-lo à morte.

Na verdade, o rei Saul havia prometido que daria sua filha como esposa ao homem que derrotasse o gigante Golias , mas Saul mudou de ideia e acabou entregando Merabe a outro ... Mical - Não teve filhos. Filha de Saul, foi a primeira esposa de Davi, quando ele ainda não era Rei.

Abigail

Abigail (viúva de Nabal) - Segunda esposa de Davi e mãe de Quileabe (também conhecido como Daniel). Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e avarento que desafiou o rei Davi. Assim, Quando Nabal morreu Davi se casou com a viúva. Ainoã, a jezreelita - Mãe de Amnom, o primogênito de Davi.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

Matou Golias e… aturou Saul, Cuxe, Doegue, Simei, Seba, Joabe…

Esposas de Davi e Bateseba
Em Reis, a quinta mulher do abençoado é Hagite (Manuela do Monte), uma israelita sábia, além do seu tempo, que tenta manter a ordem no harém aconselhando o marido e as “amigas”. Com Davi, ela dá à luz Adonias, terceiro filho do rapaz.

MULHERES DE DAVI
Além dela Davi também tinha as seguintes esposas: Ainoã, a jezreelita ; Abigail, que era viúva de Nabal, o carmelita; Maaca, mãe de Absalão, Davi casara com ela mediante uma aliança que fizera com Talmai, rei de Gesur; além dessa tinha Hagite, Eglá, Abital e a última Bate-Seba.

Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Continuar lendo Qual foi o fim de Mical?